VI Conferência Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio

10 votos

conf_1.jpg

Com o objetivo de institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão das  políticas públicas a Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio por meio do CMS (Conselho Municipal de Saúde) realizou no 16 de junho, a abertura da VI Conferência Municipal de Saúde com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. A solenidade deu inicio às 19h no auditório do Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS I.

O município de São Miguel do Tapuio fica localizado no centro-norte piauiense, a uma distância de aproximadamente 190 km de Teresina, e possui uma população de aproximadamente  18.000 habitantes.

Em seu  pronunciamento, a Secretária Municipal de Saúde,  Antônia  Ribeiro, declarou aberta a VI Conferencia Municipal de Saúde, destacando ser o evento o mais importante e democrático fórum de decisões da política de saúde do município. “Estão aqui representados de forma paritária, todos os seguimentos da sociedade: trabalhadores, gestores, prestadores de serviço, entidades representativas da sociedade civil organizada e usuários do sistema, que durante esses dois dias terão a responsabilidade de discutir, avaliar e formular a política de saúde do município para os próximos dois anos” destaca Antônia Ribeiro.

A abertura da conferência teve como foco  o debate das políticas públicas que buscam garantir os direitos de cidadania e de qualidade de vida da população, e contou com a participação de Vinicius Oliveira (Diretor do Núcleo de Ensino a Distancia); José Teófilo Cavalcante (Presidente do Conselho Estadual de Saúde); Márcia Alcioneide da Silva (Assistente Social) e Nelson Muniz de Lima Sales (Sociólogo).

“É preciso sempre valorizar esse espaço e é responsabilidade do gestor municipal do SUS garantir que a discussão se dê em seu município de forma ampla, transparente e ascendente, ou seja, a partir de pré conferencias na sede e nas comunidades, e que dessas reflexões surjam avaliações e propostas consistentes que se traduzam em políticas públicas de saúde” destaca a Assistente Social Ana Alaides.

A palestra  Magna com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” foi ministrada pelo Diretor do Núcleo de Ensino a Distancia e Odontólogo, Vinicius Oliveira.

A conferência prosseguiu no dia 17 com a programação abaixo:

08:00H – PALESTRA: APRESENTAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE (ANTÔNIA SOARES DE SOUSA RIBEIRO)

09:00H – COFFEE BREAK.

09:30H – DISCUSSÃO EM GRUPOS.

EIXO 1: MÁRCIA ALCIONEIDE DA SILVA (ASSISTENTE SOCIAL)

EIXO 2: NELSON MUNIZ DE LIMA SALES (SOCIÓLOGO)

12:00H – INTERVALO

14:00H – PLENÁRIA

16:00H – ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

17:00H – ENCERRAMENTO

Fonte: Portal de notícias: São Miguel de Tapuio Agora
 

conf._4.jpg

conf._2.jpg

conf._6.jpg