ATENDIMENTO PSICOLÓGICO Á LUZ DA HUMANIZAÇÃO

13 votos

Grupo de Verbalização na Enfermaria Canguru humaniza o atendimento às mães de recém-nascidos de baixo peso na Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina-PI.

                                          Psicóloga- Lydia de Carvalho Pires                                                        
 
 
            O Ministério da Saúde normatizou a implantação do Método mãe-canguru através da Portaria nº 693, de 05 de julho de 2000, estando incluído no Programa de Humanização do pré-natal e nascimento. A Maternidade Dona Evangelina Rosa implementou este novo modelo de atenção a partir de outubro de 2004.
Com este método, os indicadores de saúde do recém-nascido de baixo peso melhoram substancialmente, o vínculo mãe-filho é estimulado, o aleitamento materno é facilitado e as infecções hospitalares são evitadas. Durante a internação hospitalar o foco do atendimento clínico é o bebê prematuro e sua evolução, porém, na medida em que se introduz ações que dependem da mãe para promover o bem-estar e a saúde do bebê, o conhecimento acerca dos pensamentos, sentimentos e crenças maternas ajudam a orientar o adequado desenvolvimento de estratégias de intervenção facilitadoras do cuidado individualizado do bebê.
Assumir um filho no método canguru representa uma decisão consciente da mãe, que também aceita viver e passar pelas conseqüências dessa decisão. Estar na enfermaria canguru implica um envolvimento e contato intensivo com o filho prematuro (pele a pele), como também, alterar papéis e passar por um período de tempo longe dos familiares.
O grupo de verbalização realizado diariamente pela psicóloga Lydia Pires integrante da Câmara Técnica de Humanização da maternidade, possibilita a expressão e partilha de vivências das mães-cangurus, para que possam melhor elaborar suas ansiedades, estresse e sofrimento, constituindo-se em espaço facilitador de reflexão de sentimentos e de orientação, no qual são oferecidos escuta e apoio às mães, a fim de que possam desenvolver melhores condições de enfrentamento, re-significando essa experiência.


 
Atividades sócio-educativas realizadas com as mães participantes do método canguru – MDER.
 
            A Câmara Técnica de Humanização proporciona às mães internadas na enfermaria canguru várias atividades visando amenizar a ansiedade e tornar os dias de internação produtivos tais como: comemoração dos aniversariantes do mês, visita das mães que já passaram pela enfermaria canguru, oficinas de découpage em sabonete e pintura em cerâmica.