Pedro II realiza a sua 6ª Conferência Municipal de Saúde
Com o tema, "Saúde pública de qualidade para cuidar bem da população de Pedro II", foi realizada no dia 29 de junho, a 6ª Conferência Municipal de Saúde do município, para discutir e propor soluções para os problemas que envolvem a saúde, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população.
A conferência foi aberta para a população usuária, profissionais de saúde, gestores, movimentos sociais e conselhos de classe ligados à área de saúde e demais interessados no debate sobre a saúde do município.
Participaram da abertura dos trabalhos, a secretária municipal de saúde, Amanda Andrade, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo César Barros. Também participaram do evento outros secretários municipais e os vereadores Antonio Uchôa e Chico Zaca, representando o Legislativo Municipal de Pedro II.
A participação e o controle social foi um dos temas priorizados nos debates, um direito de cidadania previsto na Constituição Brasileira, onde lemos em seu parágrafo único de seu Artigo 1º:
“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
Os conferencistas convidados ministraram palestras com os temas, "Saúde pública de qualidade para cuidar bem da população", com a Professora da Uespi e Assessora Técnica do Cosens, Socorro Candeira; "Fortalecimento da participação e do controle social", com José Teófilo Cavalcante, do Conselho Estadual de Saúde, e "Saúde pública de qualidade", com Otacílio Batista, Doutor em saúde pública e representante do Conselho Municipal de Saúde de Teresina.
No decorrer da tarde, houve a formação dos grupos de trabalho para debaterem os problemas de saúde do município e as plenárias, com apreciação e deliberação das propostas e a escolha dos delegados que vão representar o município na 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em Teresina no mês de setembro, rumo a 15ª Conferência Nacional de Saúde.
O município fica localizado ao Norte do Piauí, é chamado de “ Suíça piauiense”, pelo seu clima serrano , e possui uma população de 37.496 habitantes. Possui a única reserva de gemas nobres de opala no Brasil, que é a segunda maior do mundo. É administrada pela nutricionista Neuma Cafhé, uma grande defensora da humanização da saúde.
Opalas de Pedro II
Cachoeira de Salto Liso em Pedro II
Por deboraligieri
Emília querida.
Muito bom ver que a cidade de Pedro II, apesar do número não tão grande de habitantes, tem grande potencial para a contribuição nas discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde, com a atenção voltada para o fortalecimento do controle social, tema de palestra.
Achei muito interessante a adaptação do tema da 15CNS para a regionalização com "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem da População de Pedro II", pois a subdivisão do sistema de saúde é justamente uma das diretrizes do SUS, juntamente com a participação da comunidade e foco nas ações preventivas (artigo 198 e incisos da Constituição Federal). Aliás, fortalecer a regionalização do SUS como forma de acesso à saúde, e não impedimento de acesso, como ocorre em muitos locais no Brasil, é um dos temas que devem ser debatidos em todo o Brasil por ocasião das conferências.
Muito bacana, a organização está de parabéns!
Abraços,
Débora