Coleção sobre o Sistema Único de Saúde está disponível para download

13 votos
Com o objetivo de valorizar e implementar o Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) lançou a coleção Para Entender a Gestão do SUS 2015. Ela é composta de quatro livros: A Gestão do SUS; A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde; Alternativas de Gerência de Unidades Públicas de Saúde; e Direito à Saúde; e traz temas atuais e estratégicos para a gestão do SUS. A coleção está em acesso aberto e, além do computador, ela pode ser baixada em tablets ou smartphones.
 
A Gestão do SUS aborda a legislação estruturante do sistema e aborda informações atualizadas a respeito da sua gestão e planejamento com base no Decreto n. 7.508/2011 e sobre seu financiamento, previsto na Lei n. 141/2012 e na Emenda Constitucional n. 86. 
 
Já A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde apresenta as questões relativas à transição epidemiológica no Brasil e a importância da implantação das Redes de Atenção à Saúde. Ressalta ainda o papel da Atenção Primária à Saúde na operacionalização das redes e descreve o atual processo de implantação. 
 
Alternativas de Gerência de Unidades Públicas de Saúde discorre sobre os modelos de gerência da Administração Pública Brasileira, a Lei n. 13.019/2014 e um levantamento feito nos estados sobre os modelos de gerência de unidades públicas de saúde. 
 
O quarto e último livro Direito à Saúde apresenta temas relacionados ao direito à saúde, à legislação brasileira, o sistema sanitário e suas interfaces com o sistema de justiça e os impactos do fenômeno da judicialização da saúde no SUS. 
 
Acesse aqui a coleção em:
 
ou
 
 
Sugestões de leitura da amiga Débora Aliegieri  https://www.revistas.usp.br/rdisan