Clínica Ginecológica do HGV já conta com Serviço de Sexologia 30/06/2015 07:38

10 votos

Clínica Ginecológica do H.G.V já conta com Serviço de Sexologia
30/06/2015 07:38

 

Por Solinan Barbosa
Fotos: Solinan Barbosa

O serviço é voltado para mulheres que já tenham iniciado a vida sexual

Com o objetivo de atender mulheres que já iniciaram a vida sexual e que apresentam as chamadas disfunções sexuais, o Ambulatório da Clínica de Ginecologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) implantou, no início de junho, o Serviço de Sexologia. O atendimento acontece às sextas-feiras, no período da manhã, e a marcação das consultas segue o mesmo sistema das outras especialidades médicas.

Segundo a médica ginecologista e terapeuta sexual, Andréa Rufino, as disfunções mais comuns são a redução do desejo e da excitação sexual, dores durante as relações e ausência de orgasmo. Esses fatores, isolados e/ou associados, fazem com que muitas mulheres apresentem dificuldades em ter relação sexual. E isso acaba afetando o bem-estar individual e interferindo na relação do casal; além de causar ansiedade e retração no envolvimento emocional, enfatiza. Médica ginecologista e terapeuta sexual, Andréa Rufino

Ainda de acordo com Andréa Rufino, os motivos que desencadeiam esses problemas podem ser de natureza física e/ou emocional. Às disfunções sexuais nunca estão relacionadas somente a questões físicas, mas também a aspectos emocionais, que são responsáveis pela maioria dos casos, e até de crenças. É o desconhecimento de como funciona o corpo e das sensações que se sente; além da falta de educação e orientação sexual, completa.