V Conferência Municipal de Saúde de Oeiras

10 votos

oeiras.jpg

Com o tema, Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, o municpio de Oeiras, localizado na Região sul do Piaui, deu início na úlltima quarta-feira (8) a sua V Conferência Municipal de Saúde.

A abertura do eventou, além da presença dos profissionais, usuários e conselheiros de saúde, contou também com a participação dos gestores. e teve como destaque a palestra proferida pela médica Patrícia Santos com ênfase no tema da conferência.

Na manhã do dia seguinte,  a Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Aurilene Freitas, apresentou um painel com o panorama de saúde do município. Na sequência, foram debatidos os 8 eixos temáticos da 15ª Conferência Nacional de Saúde, tendo em vista facilitar o debate, avaliar os problemas de saúde do município, e pensar as melhorias necessárias, sob a mediação da profissional Maria Gorete Pereira.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em quatro grupos, onde cada um trabalhou dois eixos, garantindo assim o debate dos 8 eixos da 15ª CNS. Após a discussão e construção das propostas, foi realizada a plenária final com mais uma rodada de discussão para aprovação das propostas que deverão ser levadas para a VII Conferência Estadual de Saúde que será realizada no mês de setembro, em Teresina.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Oeiras, Francisco Lemontier, o evento superou todas as expectativas,  pela participação e bom nível das discussões.

“Foi um evento muito participativo e importante para nossa cidade. Sem dúvida, um momento de planejamento de políticas públicas para o município. Foi tudo muito positivo, sobretudo as discussões. Um evento muito bem organizado, e com propostas bem mais abrangentes. Percebemos  que os participantes desejam algo que não só beneficie a cidade, mas todo o estado”, destacou Francisco Lemontier.

A V Conferência Municipal de Saúde de Oeiras foi encerrada com a eleição dos oito delegados que irão representar o município na etapa estadual.

oeiras_2.jpg