Do aperitivo à sobremesa, veja dicas para montar um cardápio vegano completo
7 votos
Viver sem carne, ovo e leite pode não ser tão difícil quanto parece. Para Beyoncé e Jay-Z, tudo começou como um desafio no final de 2013, quando os dois se alimentaram por 22 dias à base de um cardápio vegano. Com resultados positivos, o desafio virou rotina para o casal e recentemente a cantora definiu a dieta baseada em vegetais e cereais como o segredo para sua silhueta mais magra.
A cantora Beyoncé adotou um cardápio vegano para secar a silhueta. (Foto: Reprodução/ Instagram)
O veganismo é uma filosofia na qual não se pode utilizar nem ingerir produtos de origem animal. Portanto, seus adeptos não usam roupas de seda ou sapatos de couro e não comem alimentos como carne, ovo, mel e leite. Beyoncé, na verdade, não é vegana. No vídeo promocional da dieta “22 Days Nutrition”, linha que a cantora lançou em parceria com o nutricionista Marco Borges, Beyoncé afirmou que ainda come carne. No entanto, disse que aprendeu a fazer escolhas mais conscientes na hora de se alimentar.
O nutrólogo brasileiro Eric Slywitch afirma que não é a retirada dos alimentos de origem animal que emagrece. Segundo ele, a perda de peso ocorre porque os adeptos tendem a buscar alimentos mais naturais, saudáveis e integrais. "Desta forma, a sensação de saciedade é maior, pois dá para consumir um volume maior de comida, mas com menos calorias", afirma Slywitch.
Quer adaptar sua alimentação e preparar um verdadeiro jantar vegano? Então confira as dicas abaixo para cada etapa do banquete!
Aperitivo
Guacamole e pastinhas base de grão-de-bico só timas alternativas para acompanhar os petiscos. (Foto: Reprodução/ Pexels)
Húmus, a famosa pasta de grão-de-bico, e guacamole são elementos curinga para abrir o apetite. Os dois são companheiros fiéis dos veganos e substituem aquelas pastinhas ricas em leite que servimos com torrada antes dos pratos. Outra dica é usar fatias de cenoura, aipo ou pimentão para comer com o húmus ou o guacamole.
Salada
Jantar vegano (Foto: Reproduo/ Pexels)
Invista na salada! Couve, agrião, rúcula e brócolis são fontes vegetais ricas em cálcio para os veganos. (Pexels)
A escolha das verduras da salada é um momento crucial na alimentação vegana. Enquanto a couve, o agrião, a rúcula e o brócolis são fontes vegetais ricas em cálcio, existem outras folhas que inibem a absorção do mineral.
O nutrólogo Eric Slywitch explica que alguns alimentos são ricos em ácido oxálico, um elemento químico que absorve o cálcio em vez de liberar no organismo. Portanto, o espinafre, a acelga e as folhas de beterraba devem ser evitados. E atenção na hora de temperar! O excesso de sal carrega o cálcio para fora do organismo.
Prato principal
Jantar vegano 2 (Foto: Reproduo/ Pexels)
Na dúvida, vá de massa. Existem diversas opções de molhos sem leite e o tofu ainda substitui o queijo ralado. (Foto: Pexels)
Segundo Eric Slywitch, a carne pode ser substituída pelas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico. Slywitch também desmistifica a ideia de que a dieta vegana é carente em proteínas: o reino vegetal possui todos os aminoácidos essenciais para o homem, basta entender como combiná-los. "As dietas à base de carne têm menor teor de fibras e mais gorduras saturadas, o que gera algumas deficiências, e é por isso que quando se faz uma adaptação para a dieta vegana é preciso saber como fazer as trocas", explica o nutrólogo.
Na dúvida, vá de massa! Com um molho bem temperado e um macarrão feito sem ovos, o prato principal está garantido. Se o queijo ralado é indispensável para acompanhar, ou até mesmo no recheio, use o tofu como substituto. Eric Slywitch aponta que 93g de muçarela equivalem a 470g do queijo de soja.
Sobremesa
Mousse de chocolate da Bela Gil para o Bela Cozinha (Foto: Reproduo/GNT)
Mousse de chocolate da Bela Gil é feita com chia, semente rica em ômega 3. (Foto: Reprodução/GNT)
Na hora de adoçar o paladar, não há dúvidas de que as frutas são as melhores escolhas para o vegano. Bater frutas congeladas resulta em um delicioso sorvete, e a mistura de suco com um pouco de chia vira uma gelatina natural. Além do mais, Eric Slywitch recomenda que os veganos invistam em alimentos ricos em ômega 3, como a própria chia e a linhaça.
Para facilitar no preparo das receitas, substitua o leite, o mel e o ovo por ingredientes naturais. Os leites vegetais de castanhas e cereais já estão disponíveis nos mercados e podem entrar no lugar do leite de origem animal nos bolos e doces. Com a mesma consistência do mel, o melado de cana é um queridinho dos veganos e é rico em ferro. E o ovo tem um "irmão gêmeo" inusitado: a baba de chia, que é a parte gelatinosa formada depois que a semente entra em contato com água.
Fonte: Bem Estar
Por Carlos Rivorêdo
Queridos, aqui vai todo meu apoio a novos modelos de alimentar-se. Isto não significa que eu adira. Estou longe dessas coisas. Ainda como de tudo. Só não aceito leite puro (Argh!) e maxixe.
Agora, Sebatian, se comer essas coisas tornarem as mulheres gostosas como a Beyoncé, vou passar a fazer marketing da opção alimentar em pauta. KKKK! Agora, considerar a cantora magra, acho um pouco demais.
Brincadeira a parte, existe uma história a ser resgatada. De onde, de quando, de quem vieram essas opções alimentares que propõem modelos diversos daquela da cultura brasileira.
Beijo fraterno,
Carlão