Atendimento Integrado e possibilidades para a construção de saberes de olhares múltiplos.

14 votos

e_1.jpg

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família está vinculada a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) que assiste a população de um bairro de Maceió-AL, somos divididos em equipes de acordo com as grandes áreas do território onde atuamos, falarei um pouco sobre as ações desenvolvidas pela minha equipe de trabalho. Temos por objetivo o trabalho da Promoção a Saúde, Prevenção de Agravos com grupos temáticos e à assistência por meio de atendimentos integrados entre as categorias profissionais existentes (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional, as outras equipes da residencia ainda contam com a Enfermagem, Educação Física e a Odontologia). Nosso trabalho é pautado no conceito ampliado de Saúde, com a dimensão de vida e autonomia do sujeito sendo colocada como foco de atuação. Para isso, nossas ações são voltadas para o fomento da corresponsabilização do usuário.
A articulação entre a equipe de Residência e os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) local é uma importante ferramenta para o diálogo e identificação dos principais usuários que necessitam da assistência, respeitando os princípios da integralidade, universalidade e equidade preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento integrado (interdisciplinar) é inicialmente realizado com a triagem dos usuários recomendados pelos profissionais da USF e em seguida com a escuta dos mesmos e/ou cuidadores sobre as suas dificuldades ou limitações de saúde. Por meio da escuta ampliada e qualificada, os residentes identificam as categorias profissionais para cada caso, geralmente  realizando os atendimentos semanalmente ou nos domicílios.
Observamos que os atendimentos integrados transpassam as barreiras tradicionais, profissional/usuário e profissionais-profissionais, pois de maneira gradativa adentramos no seio familiar tornando os cuidadores e usuários participantes destes cuidados. Desta forma, muitas vezes o objetivo principal  da nossa visita muda, tendo em vista que deixamos de ir acompanhar apenas o estado de uma patologia para a atenção e o cuidado com a Família, com foco no usuário de maior demanda, favorecendo o acolhimento e escuta necessária para a compreensão da complexidade de cada caso.

No entanto, o atendimento integrado não se limita apenas aos domicílios e familiares assistidos, ele se estende a universidade, a USF e aos serviços do nosso município através da rede de referência e contra referência quando necessário uma maior complexidade da atenção. As discussões de caso e a construção do Projeto Terapêutico Singular são estratégias utilizadas entre os residentes/USF/usuários para melhor articulação do cuidado integral; englobando a discussão entre os profissionais quanto as formas mais adequadas de cuidado, diálogo, nossas expectativas, angústias ou frustações, ganhos e conquistas em cada caso.

Como resultado desta atuação, amplia-se as possibilidades de se trabalhar a saúde e a atenção integral dos usuários ao compreender as dinâmicas familiares e as suas relações com a saúde. Ao mesmo tempo, aumentam-se os olhares de atenção, visto que os residentes caminham no território como Profissionais de Saúde que vivenciam o entendimento e compartilhamento dos saberes saindo dos seus limites do quadrado de atuação profissional para a construção de novas formas de atuação e aprendizado desta nova experiência.

Descrição das imagens: Nas fotos acima a usuária Marluce e seu esposo Albanir estão recebendo orientações da equipe multiprofissional, ambos os usuários concordaram com a publicação das imagens.

Autoras/equipe: Marília Gabriela , Juliana Lopes, Lidiane Medeiros ,               Luisa Macedo, Emanuele Sarmento, Claudinete Melo, Cyntia Toledo.