Humanização na Prática em Cuidados Prolongados – Hospital Auxiliar de Suzano

10 votos

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”.
(Martin Luther King)

A assistência à saúde no Hospital Auxiliar de Suzano (HAS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP) vai além da abordagem científica, ela é fundamentalmente humanista e os profissionais não tratam apenas a doença, mas sim o cuidar do doente, da pessoa que, circunstancialmente, está sofrendo. Vai além da dimensão física, o paciente é atendido também em seu componente social, psíquico e emocional.

Neste contexto, desde a sua fundação desenvolvem-se ações humanistas para atender o seu público: paciente crônico de cuidados prolongados encaminhados pelas diversas Clínicas do complexo hospitalar do HCFMUSP.
Esse período foi marcado pela presença da equipe multiprofissional do grupo “ARTE, CULTURA e LAZER”, que executava ações humanas com atendimentos voltados para os pacientes e familiares e buscava investir em ações de melhorias nas condições de trabalho dos profissionais. Uma série de atividades foram desenvolvidas, como: jogos, comemoração do dia da páscoa, dia das mães e dos pais, dia das crianças, festas juninas, oficinas de artesanatos, campeonato de jogos, participação em eventos externos, confraternização, entre outras. Essas atividades foram incorporadas pela instituição, com o objetivo de amenizar o sofrimento e o isolamento que o processo de internação prolongada gera.

rede_humaniza.pngO tempo passa… em 2003 nasce a Política Nacional de Humanização (PNH); o Complexo do Hospital das Clínicas e o Sistema FMUSPHC desenvolvem projetos e ações voltadas para humanização de acordo com as diretrizes da PNH do Ministério da Saúde.
Em 2010, cria-se a Rede Humaniza  na FMUSPHC e em 2012 dá-se a criação e efetivação do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Auxiliar de Suzano, composto por profissionais de diversas áreas, com o objetivo de desenvolver atividades e ações transversais na organização, com o escopo de obter melhorias no acolhimento dos colaboradores e pacientes, visando diminuir o stress ocasionado pela longa permanência de internação, bem como o resgate do convívio social.
(Portal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP. www.hc.fm.usp.br)

Com o surgimento da PNH, a criação da Rede Humaniza e a efetivação do Grupo de Trabalho de Humanização, novas ações foram incorporadas e catalogadas.

Abaixo, apresenta-se relação de ações do HAS, com Programas e Projetos destinados para Colaboradores, Pacientes, Familiares e Acompanhantes:

  • Projeto REIKI –  objetiva promover a qualidade de vida do colaborador do HAS através de aplicações de REIKI.
  • Projeto Inclusão Digital – capacitação em Informática Básica aos Colaboradores, Crianças da Creche e Pacientes do HAS.
  • Programa de Acolhimento ao Colaborador do HAS – oferta de atividades visando melhoria na Qualidade de Vida dos Colaboradores.
  • Programa Livre do Tabaco HAS – equipe Multidisciplinar apoia o Tratamento de Tabagismo, voltado ao colaborador e também público externo.
  • Programa Classe Hospitalar – ação desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação de São Paulo. Trata-se de suporte educacional aos pacientes internados em período de fase escolar. Para pacientes fora do período escolar, aplicam-se atividades de leitura no leito: “Contar História”.
  • Programa Encontro de Familiares e Acompanhantes – encontro mensal organizado pelo Serviço Social para transmissão, reflexão e sensibilização da rotina institucional. Espaço psicoeducativo com a finalidade facilitar as relações interpessoais.
  • Programa Apresentando o HAS – atendimento informativo aos familiares de pacientes em programação de internação no HAS.
  • Lian-Gong – Ginástica Terapêutica Chinesa – objetiva estimular os colaboradores e pacientes a conhecerem a atividade como um instrumento de qualidade de vida.
  • Assistência Nutricional – orientação e acompanhamento nutricional por indicação médica.
  • Comer Bem para Viver Bem – programa de reeducação alimentar para o colaborador com indicação médica e acompanhamento nutricional com dieta especial (hipertensos, dislipidêmicos, diabéticos).
  • Hoje é seu Aniversário – cantar parabéns para os pacientes aniversariantes do mês.
  • Cinema com Pipoca e Oficina Terapêutica de Jogos – instrumento de entretenimento e ressignificação da hospitalização.
  • Datas Festivas – organizar e envolver os diversos setores do HAS nos diferentes eventos comemorativos.
  • Café da Manhã – integração e descontração da equipe e criação de um momento para os colaboradores darem sugestões de melhorias nos setores.
  • “Sabadão” – almoço com o colaborador fora do âmbito profissional, para proporcionar conversa aberta e solucionar problemas pontuais do setor e da rotina do trabalho.
  • Visita Aberta – dispositivo da PNH – visita aberta e um acompanhante durante o processo de recuperação do paciente internado.
  • Saída de Pacientes Crianças e Adultos Dependentes de Ventilação Mecânica às Áreas Externas – descer semanalmente pacientes crianças e adultos no período matutino e/ou vespertino com auxílio de ventilação assistida para passear no jardim do hospital.
  • Atividades Terapêuticas para Acompanhantes – uma vez por mês são ensinadas atividades artesanais para os acompanhantes.
  • Terapia Assistida com Peixe-Beta – estimular o paciente por intermédio de terapia assistida com peixes; através da interação com a natureza, melhorar a saúde física, mental e emocional dos pacientes.
  • Biblioteca Itinerante – fácil acesso à livros da literatura brasileira, livros infantis, romances, revistas, histórias em quadrinhos e jornais.
  • Família Feliz – equipe caracterizada com roupas, recursos lúdicos, instrumentos musicais, brincadeiras e danças com o objetivo de proporcionar aos pacientes, acompanhantes e colaboradores um momento de descontração e esperança através de canções que falem do amor de Deus.
  • Patas no “DIVÔ – terapia assistida por animais; mensalmente os pacientes recebem a visita de psicólogos e dois cães terapeutas.
  • Programa de Apoio Pedagógico da CRECHE – oferece cuidados de higiene e suporte pedagógico aos filhos de colaboradores acima de 4 anos, antes ou após sua permanência em escola curricular externa.

Além dos projetos e programas oferecidos como ações contínuas (conforme quadro acima), há também atividades com ações pontuais que acontecem de acordo com o calendário comemorativo, sejam palestras, seminários ou eventos, como: semana da enfermagem, serviço social, dia do médico, dia do cuidador e etc.

Considerando o conjunto de ações, no decorrer de um ano são atingidos aproximadamente 2.400 pessoas de um público diversificado entre colaboradores, pacientes, familiares e acompanhantes.
Busca-se trabalhar a divulgação das ações de humanização realizadas, com a finalidade de valorizar as iniciativas desenvolvidas e profissionais envolvidos, semear os conceitos e propostas da humanização e envolver cada vez mais pessoas para a Humanização. São utilizados recursos do Hospital Auxiliar de Suzano, como: Centro de Comunicação Institucional, Mural de Informação, Folhetos e Jornal interno do hospital. Utiliza-se, também, o jornal HC Online do Complexo do Hospital das Clínicas, além do site e Facebook da Rede Humaniza FMUSPHC.

Em 2013, elegeu-se o projeto “Atendimento Ambulatorial de REIKI aos Colaboradores do HAS” como projeto Vitrine da Humanização do HAS, por executar atividades contínuas e acessíveis à visitação e estar alinhado à política estadual e nacional de humanização, compondo material institucional da Rede Humaniza FMUSPHC.

imagem1_2.jpg

Do ponto de vista da gestão, quadrimestralmente o Grupo de Trabalhos de Humanização do Hospital Auxiliar de Suzano envia ao Núcleo Técnico e Cientifico de Humanização do Hospital das Clínicas uma planilha com breve descritivo das ações de humanização do hospital. Após avaliação e análise, ela é publicada e todas essas informações compõe o Plano Operativo do Hospital das Clínicas enviado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Desde a fundação, o Hospital Auxiliar de Suzano do Hospital das Clínicas tem como foco principal o atendimento humanizado, uma ferramenta eficaz para atendimento assistencial à saúde, destinado para cliente internado em tratamento de longa permanência, um cuidado especial, personalizado, que nossa equipe de profissionais oferece com muita competência, responsabilidade, carinho e dedicação, em resumo, o cliente ganha calor humano, uma dimensão de amor e alegria.

Por: Edimiciana Vieira Rocha – Ouvidora e Coordenadora de Humanização do Grupo de Trabalho de Humanização do HAS-HCFMUSP

Os artigos publicados pela Rede Humaniza FMUSPHC são sem julgamento de conteúdo e de inteira responsabilidade do autor.