Picos realiza sua 7ª Conferência Municipal de Saúde.

15 votos

 

conf_de_picos_4.jpg

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do Povo Picoense”, no período de 14 a 15 de julho, aconteceu a 7ª Conferência Municipal de Saúde do município de Picos-PI, tendo como objetivo  debater, avaliar e definir as diretrizes e prioridades para as políticas públicas, consolidando o controle social na rede de cobertura do Sistema Único de Saúde.

Na abertura, estiveram presentes: a Secretária Municipal de Saúde, Cecilia Maria Neri Lavor, o Secretário de Governo José Venâncio, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders, o Secretário Municipal de Administração, Filomeno Portela, o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, José Teófilo, o vereador  Zé Luis, a representante dos trabalhadores, Eva Maria, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wemerson Fontes, a coordenadora de Direitos Humanos e livre orientação sexual, Jovana Cardoso, a vereadora Fatima Sá e a coordenadora da mulher de Picos.

A palestra de abertura foi proferida pela  Drª Patrícia Maria Santos Soares que abordou o tema central da conferência. Na sequência,  a Drª Sandra Karielly fez um diagnóstico da saúde do município, identificando os avanços e as dificuldades. Finalizando os trabalhos do 1º dia, a Drª Conceição Portela falou sobre Controle Social no SUS: Avanços e Desafios, fazendo circular  o debate entre os participantes.

No segundo dia, pela manhã, foram discutidos os oito eixos temáticos, em consonância com o documento orientador da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Foram eles: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação Social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público – privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação.

Em seguida, os participantes se dividiram em quatro grupos, com escolha de um facilitador, um coordenador e um relator dos trabalhos, onde cada grupo debateu dois dos oito eixos discutidos, analisando e identificando os problemas de saúde pública do município. Seguida a discussão e a apresentação das propostas, foi realizada a plenária final, onde mais uma roda de discussão aconteceu no intuito de aprovação das propostas que devem ser encaminhadas à VII Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em setembro em Teresina.

Finalizando, houve eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual.

Para a coordenadora geral do evento,  a VII Conferência Municipal de Saúde de Picos superou todas as expectativas. “Eu considero a conferência maravilhosa, tivemos mais de 450 inscrições, a participação efetiva dos segmentos, dos trabalhadores, dos usuários e da gestão, todos participando, tirando duvidas. Acho que nós estamos realizando o controle social na prática, foi um momento democrático e importante para elaboração e ampliação de políticas do SUS de Picos”. Frisou.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde,  o município de Picos está passando por um momento “crucial” e precisa fortalecer o debate sobre a saúde, construir propostas com responsabilidades, e a conferência municipal de saúde é uma oportunidade para ampliar a discussão em torno do fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde do município,  para as mudanças necessárias em benefício da população.

conf._picos_3.jpg

conf_picos_0.jpg