Última semana da exposição Sentidos do Nascer na Praça Tiradentes

15 votos

11311199_497451607088565_134740058_n.jpgEsta é a última semana para visitar a #exposição Sentidos do Nascer realizada pela Secretaria Municipal de #Saúde, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h. O projeto foi idealizado pela #pediatra, #epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG Bernardo Jefferson de Oliveira.

A mostra pretende contribuir para a discussão e a mudança da #percepção do #nascimento, por meio do incentivo ao #parto normal e redução do índice de cesarianas em um espaço totalmente interativo. O objetivo é tornar possível uma mudança #cultural que garanta o bem-estar e os #direitos da #mulher e do #bebê no #parto e no #nascimento. Para isso, faz com que o público sinta na pele como é uma #gestação.

Os participantes passam por diversos ambientes que mostram cada etapa da gestação até o nascimento. Por meio de uma tela de realidade virtual, #homens e #mulheres vêem suas barrigas crescerem. Depois, passam por uma espécie de farmácia. Em seguida, os espectadores viram futuras #mamães, e participam de uma conversa virtual com cada uma das pessoas que podem estar envolvidas em uma gestação – o parceiro, o #médico, a #enfermeira #obstétrica – até chegar a hora tão esperada: o momento em que o participante passa pelo colo do útero e vive a #experiência de nascer de novo, como um bebê.

Mais consultas de pré-natal

Desde 2011, as gestantes cariocas contam com o Programa #Cegonha #Carioca, que trouxe mais #humanização ao #atendimento. Por meio do programa, que já atendeu mais de 160 mil mulheres, elas sabem com antecedência em que maternidade terão seus filhos, além de ter uma ambulância exclusiva para levá-las à maternidade no momento do parto.

O Programa Cegonha Carioca faz parte da expansão da Atenção Primária, que aumentou a cobertura de Saúde da Família de 3,5% em 2008 para 47,9%, permitindo que mais de três milhões de cariocas tenham uma unidade de saúde para chamar de sua. Com a expansão, mais do que dobrou o número de unidades que realizam consultas de pré-natal – de 97 em 2008 para 205 em 2014. Em 2008, foram realizadas cerca de 105 mil consultas de pré-natal, número que quadruplicou: foram mais de 425 mil em 2014.

Entrada franca #sentidosdonascer #euapoiopartonormal #togravido #Cap21presente Saiba mais aqui https://www.sentidosdonascer.org/