6ª Conferência Municipal de Saúde de Parnaiba

14 votos

conf_parnaiba.jpg

A Prefeitura de Parnaíba através do Conselho Municipal de Saúde  e da Secretaria da Saúde, realizou nos dias 26 e 27, sua 6ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema:  “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O evento foi aberto aos usuários, trabalhadores, gestores do SUS, conselheiros de saúde e movimentos sociais, e teve como objetivo discutir a saúde pública do município, avaliar e discutir propostas para a elaboração de políticas públicas que contemplem ações individuais e coletivas, para assegurar um sistema de saúde pública de qualidade para a população.

Também participaram do evento: Kátia Souto, do Ministério da Saúde; Geordecir de Souza, do Conselho Nacional de Saúde; José Ésio dos Santos, pesquisador ambiental e membro do IBAMA; José Ivo Pedrosa, coordenador do curso de Medicina da UFPI em Parnaíba e Erivelton Fontenele, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parnaíba.

Na sua fala, o prefeito Florentino Neto enfatizou que o Conselho Regional de Medicina reconheceu o SAMU de Parnaíba como sendo o melhor do Piaui. Acrescentou ainda que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo II de Parnaíba conquistou certificação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO), ficando entre os melhores do Brasil.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria do Amparo, destacou que 96% da população é usuária exclusivamente do SUS, e que somente 4% possuem planos de saúde privados.

A palestra magna de abertura, com o tema: "Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas", foi proferida pela Drª Kátia Souto-MS, sendo um dos eixos temáticos priorizados para discussão na conferência.

Na manhã do dia 27, foram debatidos os demais eixos temáticos: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade", mediado pelo Dr. José Ésio-IBAMA; “Como fortalecer e legitimar o controle social em defesa de um SUS com qualidade para todos", mediado pelo Dr. José Ivo Pedrosa-UFPI; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde” mediado por um técnico da SESAPI. Na sequência aconteceram as plenárias para levantar as propostas referentes aos eixos temáticos debatidos, que serão encaminhadas para a VII Conferência Estadual de Saúde que será realizada em setembro em Teresina. Após os debates e formulação das propostas, aconteceu a eleição dos delegados que participarão da etapa estadual, finalizando com um show cultural.

conferencia-da-saude-paraniba_1.jpg

 

conferencia-da-saude-paraniba_2.jpg

conferencia-da-saude_parnaiba_3.jpg

par.jpg