Vacinação contra Paralisia Infantil começa no dia 15
13 votos
De 15 a 31 de agosto acontecem as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará mais de 200 postos de vacinação nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O dia D de vacinação contra a poliomielite acontecerá no sábado 15 de agosto, quando haverá também postos de vacinação volantes montados em diversos locais do município, como igrejas, escolas, associações de moradores, entre outros.
Contra a paralisia infantil (poliomielite) devem ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta é vacinar 95% da população alvo, ou seja, 331.448 meninos e meninas. A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal é voltada a crianças menores de 5 anos de idade, que deverão ser levadas a uma unidade de Atenção Primária para que a caderneta seja avaliada pelo profissional de saúde.
Para a multivacinação estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, como Pentavalente, VIP, Pneumo 10, Meningo C, Rotavírus Oral, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral e DTP. A atualização do esquema vacinal ocorrerá de forma seletiva, por meio da avaliação prévia da caderneta de vacinação das crianças, buscando aquelas que precisem de alguma dose para regularizar sua situação vacinal.
Não há contraindicações absolutas à administração da vacina oral contra poliomielite (VOP), evitando-se somente nas situações de hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, com imunodeficiência, portadores de HIV ou crianças com história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. Nestes casos, o responsável deve informar ao profissional de saúde para as devidas orientações.
O Brasil realiza, em 2015, o 36º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem a doença. O país está livre do poliovírus desde 1990. O objetivo é manter elevada cobertura nacional contra a doença de forma homogênea, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Todas as ações devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.
Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade mais próxima basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link "Onde ser atendido" (https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido), ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.