Acolhimento com classificação de risco é notícia no DF

16 votos

Desde a primeira semana de janeiro, os usuários do SUS que procuram o Hospital de Base do Distrito Federal estão sendo atendidos de maneira diferente. O acolhimento com classificação de risco está alterando a rotina do hospital que é referência em casos de média e alta complexidade.

Para implantação dessa novidade, foi preciso capacitação e sensibilização de cerca de 150 trabalhadores entre profissionais de saúde, equipe de segurança e auxiliares administrativos, que passam a trabalhar  de acordo com as orientações da Política Nacional de Humanização (PNH).

A organização do pronto-socorro está  dividida por cores, sendo que a vermelha indica a necessidade de atendimento imediato, como nos casos de traumatismos graves, dor aguda no peito, perfurações em partes vitais e queimaduras. A cor amarela indica urgência (dor abdominal, diarréia resistente, desmaio, etc.). Pacientes que podem esperar atendimento, com diagnósticos mais simples, recebem a cor verde e serão atendidos após os usuários classificados com as cores vermelha e amarela. Já os identificados com a cor azul serão encaminhados ao posto de saúde mais próximo de sua residência, pois sua situação de saúde pode ser resolvida nesses locais, como nos casos de troca de curativos, emissão de atestado médico, recebimento de exames e outros. A equipe de enfermagem é a responsável por essa classificação.

Além do acolhimento com classificação de risco, o Hospital de Base já trabalha com outras ferramentas de qualificação do Sistema Único de Saúde, como a cogestão e a visita aberta, que possibilitou ampliação do horário de visita para seis horas diárias, das 11h às 17h (com exceção da psiquiatria, de 16 às 17 e da UTI, em dois horários, de 10 às 11 e de 15 às 16h).

Desde agosto de 2009, o Hospital é também o ponto de encontro dos gestores dos hospitais do DF que participam de um curso promovido pela PNH em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Eles analisam as possíveis  intervenções em cada regional de saúde, de acordo com as diretrizes da PNH.
Essa novidade recebeu ampla cobertura da imprensa, como nos links abaixo:

 Pronto-socorro do Hospital de Base terá atendimento priorizado por escala de gravidade pacientes em estado grave 
SAÚDE
Hospital de Base adota atendimento a cores

Pronto-Socorro do Hospital de Base inicia o ano com novo sistema de atendimento

Hospital de Base muda atendimento
Emergência do Hospital de Base adota novo sistema