Relato do parto de Isabela Maria

16 votos

parto_2_2.png

Maternidade Dona Evangelina Rosa, 04 de agosto de 2015
Teresina,PI

Isabela era o nome que sempre sonhávamos antes mesmo da gravidez. O nome Maria foi escolhido após recebermos a notícia de que seríamos pais de uma princesa, em homenagem a Nossa Senhora.

Na segunda-feira, dia 03/08, às 15h comecei a sentir leves contrações, dormi um pouco e acordamos para resolvermos alguns probleminhas pendentes. Já coloquei a câmera para carregar, pois naquele momento senti que ela estava mais perto de nascer. No início da noite fomos ao supermercado e de vez em quando sentia uma leve cólica acompanhada do endurecimento da barriga. Perto de meia-noite essas cólicas começaram a ficar uma próxima da outra, porém ainda irregulares. Não me contive e pedi ao Iran, meu marido e companheiro de todas as horas, que me tocasse, onde ele constatou que eu já estava com 2cm. Avisei logo às minhas amigas e enfermeiras obstetras Jéssica e Simone, que se dispuseram a ir para a minha casa no momento que eu as solicitasse.

Fui tentar arrumas as malas, porém sem sucesso acabei desistindo. Não conseguia me concentrar mais, já estava focada no nascimento de nossa filha. Escolhemos naquele momento o playlist do parto. Às 3h da manhã o Iran sugeriu que eu tentasse dormir para não ficar tão cansada durante o dia, já que tínhamos certeza que logo eu entraria em trabalho de parto ativo.

Logo cedo já entrei em contato com a Jéssica EO e doula (por vocação, grande amiga que acompanhou toda a minha gestação, a pessoa mais cativante que eu conheço, que as contrações começaram a ficar mais frequentes, então ela resolveu já ficar comigo para me acompanhar. Quando ela chegou as contrações diminuíram um pouco a frequência e duração. Perto de meio-dia estas ficaram mais frequentes e regulares, então foi realizado o primeiro toque às 12h, onde eu já estava de 4-5 cm de dilatação e bolsa íntegra. A frequência dos batimentos cardíacos da Isabela Maria estavam normais e as contrações bem efetivas. A essa altura o Iran e o Nathan estavam terminando de ajeitar o quartinho dela e eu o tempo todo tendo o suporte da Jéssica que a cada contração realizava massagens para alívio da dor.

A piscina foi enchida logo após o almoço e resolvemos passar uma parte do trabalho de parto nela ouvindo as músicas que havíamos escolhido. Eu e o iran estávamos invadidos pela ocitocina (hormônio do amor) e eu tinha a certeza o tempo todo que teria o meu tão sonhado parto normal. Às 16h fui tomar banho morno de chuveiro e a minha bolsa rompeu naquele momento, porém eu não percebi. Somente algum tempo depois imaginei que havia rompido, pois as contrações ficaram bem intensas. Já bastante exausta avisei ao Iran e a Jéssica que aquele era o momento de irmos para a Maternidade Dona Evangelina Rosa. Fui avaliada pelo médico da admissão e já estava com 8 cm, então fui encaminhada para a sala de parto. Fui recebida com muito amor pela EO Bruna. Ligamos para o meu obstetra Dr. Arimatéa que sempre foi solícito, paciente e cuidadoso durante toda a minha gestação e que se dispôs a ir para a MDER.

Fiquei o tempo todo acompanhada do meu marido, sempre muito calmo e sereno, transmitindo uma paz e segurança tão grande que não tive medo e nem pedi para desistir em nenhum momento. Às 18h comecei a ter puxos involuntários (vontade de fazer força). Nesse momento entrei na partolândia, momento perfeito do meu trabalho de parto. Sabia que já estava mais perto de conhecermos a nossa princesa. Na sala de parto tinha muito amor, estava tudo na penumbra para que a nossa filha fosse recebida da forma mais natural possível.

A EO Simone, meiga e sempre delicada, chegou e o Dr. Arimatéa também, porém não lembro qual foi o horário. Estava em transe total. Fui avaliada e já estava com 10 cm de dilatação. Ficamos somente esperando a chegada dela. Senti ela descendo lentamente pelo meu canal de parto a cada contração que eu tinha. No final já não sentia dor, só sentia o tão esperado por mim, círculo de fogo. Lembro que eu chamava a Isabela Maria, que eu pedia para ela nascer. Encontrava-me abraçada ao meu marido, na posição semi-sentada e às 19:30 ela veio ao mundo da forma mais linda, encantadora e natural possível ao som da música Te desejo vida, pesando 3,255g e com 51cm. Ela chorou um pouquinho e parou e já veio direto para meus braços e depois ficou somente com os olhos fitados em mim e no seu pai. Impossível não se emocionar. Foi muito choro e emoção! Somos e fomos abençoadas, pois o nascimento dela foi lindo e respeitado o tempo todo, sem nenhuma intervenção desnecessária. Não tive episiotomia, períneo íntegro (sem laceração) e a Isabela mamou logo após o nascimento e não foi realizado nenhum procedimento invasivo nela. O cordão umbilical foi cortado pelo seu pai apenas no momento em que deixou de pulsar. As medidas antropométricas e a vitamina K foi realizado somente depois que ela terminou de mamar.

Não tenho dúvidas de que essa foi a experiência mais maravilhosa, marcante e inesquecível de nossas vidas. Obrigada, MEU DEUS e Nossa Senhora do Bom Parto, por nos conceder o milagre mais sublime na vida de um casal.

Por:  Marcleide e Iran

A Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER é 100% SUS

imagem_parto_1.png