Roda de Conversa sobre a Política Nacional de Humanização em Teotônio Vilela/AL
A Secretaria Municipal de Saúde de Teotônio Vilela/ AL, através da Unidade Mista Nossa Senhora das Graças, em 1 de Setembro de 2015 realizou a Primeira Roda de Conversa sobre a Política Nacional de Humanização – PNH para os colaboradores da Unidade Mista Nossa Senhora das Graças, em Teotônio Vilela-AL. Objetivo: Socializar a Política Nacional de Humanização e construir uma proposta de trabalho na visão dos princípios da PNH. Iniciamos com uma roda onde cada um se apresentou e informou o que trouxe para trabalhar. Trouxeram união, compromisso, colaboração, respeito e também problemas. Em seguida tivemos um momento relaxante para então iniciar com a exposição sobre a PNH. No decorrer na discussão, observou-se que os colaboradores da UMNSG identificaram o desenvolvimento de ações humanizadas na UMNSG e expuseram alguns relados, entre eles, o cuidado com o sigilo no atendimento ao usuários da saúde; a visita aos usuários da saúde internos – antes a visita era realizada no período da manhã e tarde, hoje é realizado manhã, tarde e noite, abrindo o acesso para quem não pode visitar durante o dia; estendeu acompanhante para todo usuário interno, um acompanhante por usuário, defendendo uma assistência humanizada; a necessidade de reativação do Grupo de Trabalho Humanizado – GTH e Educação Permanente como direito de todo trabalhador. Finalizamos o encontro com o questionamento, O que eu estou levando? E as respostas foram diversas, apoio, aprendizagem, esperança, trabalho em equipe, questionamentos, inquietação, e o relato de uma colaboradora que emotiva expressou "estamos precisando de momentos como esse para fortalecer a equipe e valorizar o trabalho do trabalhador da saúde".
As Rodas estão sendo realizadas as terças-feiras às 13:30, na Unidade Mista Nossa Senhora das Graças com o objetivo de socializar informação sobre a PNH para todos os colaboradores da UMNSG por acreditar em um SUS QUE DÁ CERTO!
Por Sérgio Aragaki
Parabéns pelo belo trabalho!
Decerto trará grandes frutos, produzindo ainda mais união, cooperação, força para enfrentar e superar os desafios que o trabalho e a defesa do SUS nos traz.
Abraço,
Sérgio