Seminário de História Global II Sessão V – CPDOC/FGV

2 votos

Seminário de História Global II Sessão V: Migração, segurança e governabilidade migratória. O papel dos Organismos Internacionais
05/11/2015

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados.

O objetivo deste seminário é de criar na Escola de Ciências Sociais da FGV um fórum de debate que se transforme não somente em um espaço para que pesquisadores apresentem trabalhos produzidos a partir das perspectivas mencionadas, mas também para entender as relações e criar pontes de diálogo entre as diferentes novas práticas das pesquisas em ciências humanas e de contribuir para uma maior internacionalização da produção acadêmica brasileira.

Migração, segurança e governabilidade migratória. O papel dos Organismos Internacionais

A quinta sessão do seminário conta com o pesquisador Guilherme Mansur: Pesquisador associado do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI/IFCH/UNICAMP), apresentando o artigo Migração, segurança e governabilidade migratória. O papel dos Organismos Internacionais, com comentários da profa. Letícia Ferreira (Laboratório de Estudos sobre Instituições – CPDOC/FGV).

Mansur possui doutorado em Antropologia Social pela UNICAMP, com estágio doutoral no Departamento de Antropologia Social e Cultural da Universidade de Viena. Tem experiência de pesquisa na área de Antropologia Social, com ênfase em estudos de Cultura e Política, Migrações Internacionais, Trabalho Temporário, Tráfico de Seres Humanos e Organismos Multilaterais.

O evento ocorrerá no dia 05/11, das 14h às 16h, no auditório 1014

Para mais informações sobre a programação desta e de outras sessões do Seminário de História Global, clique aqui.