Visita a USB em Vila Velha

16 votos

Atendendo a proposta da disciplina de Estágio Básico II do curso de psicologia da UFES, fui até a Unidade de Saúde Básica mais próxima da minha casa. Cheguei ao espaço com o propósito o conhecer um pouco das demandas que podiam ser levadas a unidade. Em conversa com a pessoa da recepção, a mesma me apresentou os seguintes espaços: Consultórios dos dentistas, sala de vacinação, farmácia, consultórios dos médicos, sala da psicóloga, sala de exames, serviço social e outros.

Perguntei como eu poderia marcar uma consulta com o clinico geral, pois perdi o cartão da família, dado que, esse cartão era necessário para marcação. Fui orientado a procurar a agente de saúde da minha região para recuperar o cartão.

Esse movimento me chamou atenção, uma vez que percebi que o serviço de consultas se dava de uma forma muito organizada, pois alguns anos atrás quando fui marcar uma consulta para minha mãe, tive que tentar durantes vários dias, de manhã e de tarde. Além disso, achei a unidade de saúde pouco movimentada, mas justifico esse pouco movimento devido o horário, uma vez que, eram aproximadamente 13:00. Fiquei de retornar na próxima semana para conversar com a minha agente de saúde e recuperar o meu cartão da família.

Além disso, também procurei alguma forma acompanhamento para um amigo alcoólatra e fumante, essa mesma pessoa que me atendeu, orientou-me a procurar a assistente social, porém ela não se encontrava na USB no momento. Fui informado que existem grupos de apoio. Então peguei o contato e posteriormente passei para o meu amigo buscar essa assistência.
Muito me chamou atenção a quantidade de serviços e tempo de espera para as demanda, uma vez que anos atrás, os agendamentos eram para duas ou três semanas após a marcação e agora, esse tempo tinha sido reduzido para menos de uma semana, quando agendadas pela agente se saúde e para o dia seguinte quando o usuário procurava a USB segundo a pessoa que me atendeu.

Em breve relatarei mais experiências ligadas ao SUS.