Acesso, Território e Rede
O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, criado em 1988. E desde sua criação penso que o principal objetivo e um grande desafio é o acesso, é poder estar presente em cada canto do país, disponível e eficiente para cada brasileiro que necessite.
Com o decreto 7.508 de 2011, regulamentando a lei 8.080 de 90, podemos dizer que começa uma nova etapa, a luta por um melhor acesso para todos. No decreto vem também o conceito de regiões de saúde, COAPS, porta de entrada, mapa de saúde e rede de atenção em saúde, tudo isso para facilitar o entendimento e a utilização, a prática de algumas ferramentas. Assuntos estudados que foram muito bem explicados pela convidada em sala de aula, Janaina, dentista de formação com mais de 10 anos em experiência com o ministério da saúde.
O decreto implementa também , o RENAME e a RENASES, o primeiro é a relação de medicamentos ofertados pelo SUS já o segundo de ações e serviços de saúde. A CIT, CIB E CIR também é de grande importância, não pude deixar de citar, pois nelas que as decisões, reuniões e pactuações são feitas.
Por thomazgontigio
Creio que além da dificuldade de acesso ao Sistema de Saúde, um dos maiores desafios se dá por parte do financiamento da saúde, ou seja, da utilização do recurso destinado a saúde de forma que supra ao máximo a necessidade da população. Parto do princípio que, com a correta utilização do recurso, refletirá positivamente no acesso da população à saúde.