Forum Social Temático em Salvador discute racismo e institucionalidade

12 votos

Na tarde de 29 de janeiro de 2010 o Fórum Social Mundial temático em Salvador-BA reuniu militantes do movimento social negro em mesa que discutiu o  racismo e sua institucionalidade. Entre os expositores, estiveram presentes o professor  Hélio Santos,  a secretária nacional de combate ao racismo da Central Única de Trabalhadores, Maria Júlia Reis, o deputado federal Luiz Alberto, a vereadora Olívia Santana e o professor e dirigente do Ilê ayê, Arísio Santos.
Os debatedores enfatizaram que a discussão acerca da desigualdade passa necessariamente pelo tema do racismo institucional praticado pelas estruturas públicas e privadas do país e da América Latina.
Dentre as questões discutidas, foram ressaltadas: as dificuldades de implementação da lei 11645/08 que determina o ensino da História da África no ensino fundamental, o debate sobre as cotas nas universidades brasileiras e a ofensiva da mídia com relação à titulação das terras quilombolas.
“No campo da segurança pública, o racismo institucional tem característica de genocídio”, afirmou o professor Hélio Santos. E acrescenta: “O Brasil é um país insustentável do ponto de vista moral:  desigualdade aqui tem cor.”

Confira nos vídeos, trechos do debate: 

Professor Hélio Santos

 

Vereadora Olívia Santana