CINE VIAGEM

11 votos

download_0.png

 

O mês de Setembro foi o mês de mais um encontro de Educação Permanente. Utilizamos como dispositivo disparador o Filme Italiano “Se Puo Fare” que fala sobre as cooperativas de trabalho na década de 70 criadas como estratégia de cuidado em saúde mental.

Após assistir o filme abrimos a discussão por meio de rodas de conversa. Procuramos não direcionar a discussão para um tema específico, deixando cada pessoa falar o que mais chamou atenção… desta forma conseguimos uma diversidade de comentários acerca do trabalho em equipe, liderança, valorização dos saberes e das pessoas, preconceitos, julgamentos, respeito ao próximo, humildade, cooperação.

Após as discussões deixamos a pergunta: qual o seu papel na sua equipe?

Como forma de dar continuidade às reflexões…

É o que buscamos nesses encontros… mais que uma discussão sobre papéis ou trabalho em equipe… almejamos  despertar nos profissionais um olhar mais sensível para si e para os colegas, não somente enquanto trabalhadores de saúde, mas enquanto pessoas, seres humanos que são…

“Considera-se Educação Permanente em Saúde a aprendizagem no trabalho, aonde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano dos trabalhadores, com base na aprendizagem criativa e significativa e na possibilidade de transformar as suas práticas de saúde.”

Acredita-se que este contato entre os diversos atores proporcione o estreitamento das relações entre gestão, equipes e usuários, fortalecendo a cogestão, a clínica ampliada, o cuidado compartilhado, refletindo na saúde do trabalhador e na qualidade da atenção prestada ao usuário.

E quanto ao filme, fica a dica: vale a pena assistir!