5ª edição do curso “Atenção Humanizada para Vítimas de Violência Sexual”

13 votos

A 5ª edição do curso “Atenção Humanizada para Vítimas de Violência Sexual” começa nesta 3ª feira (22)

“Atenção Humanizada às Pessoas em situação de Violência Sexual com Registro de Informações e Coleta de Vestígios , o curso chega à 5ª edição na próxima terça-feira (22), em Brasília (DF). O objetivo é qualificar profissionais de Saúde e Segurança Pública para a atenção integral e humanizada às pessoas em situação de violência sexual, incluindo a realização do registro de informações e da coleta de vestígios, de modo a evitar situações de revitimização e possibilitar a responsabilização dos autores da agressão.

Na abertura será lançada a norma técnica “Atenção Humanizada às Pessoas em Situação de Violência Sexual com Registro de Informações e Coleta de Vestígios”. A publicação é resultado de trabalho desenvolvido pelos Ministérios da Saúde, Justiça e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República,  integra  uma das ações do Programa Mulher Viver sem Violência, lançado em 2013.

Fechado para o público em geral, o curso reunirá cerca de 110 profissionais de Saúde e de Segurança Pública de Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e o Hospital São Paulo de Ensino, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).  As aulas/palestras serão ministradas por 15 instrutores – médicos(as), médicos(as) legistas, psicólogos(as), assistentes sociais e enfermeiros(as).           

O curso, parte integrante das ações do Programa Mulher: Viver Sem Violência, é resultado de parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (Dapes / SAS), do Ministério da Justiça, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Esta é a quarta edição do curso, nas demais edições realizadas foram capacitados(as) profissionais dos Estado de Minas Gerais, Pará, Tocantins; Acre, Amazonas, Roraima Alagoas, Piauí, Sergipe, Mato Grosso do Sul; Acre, Bahia, Espírito Santo, Paraná. Estão previstas ainda mais duas edições do curso para capacitar os profissionais dos demais estados da federação.

A realização do curso é baseada nas disposições do Decreto nº 7.958, de 13 de março de 2013 e da Portaria Interministerial n° 288 de 25 de março de 2015. Essas normativas estabelecem orientações para a organização e integração do atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e pelos profissionais de saúde do SUS.

5ª Edição do “Curso Atenção Humanizada às Pessoas em Situação de Violência Sexual com Registro de Informações e Coleta de Vestígios”

Data:  22 a 25 de setembro de 2015
Horário:  9h30 (cerimônia de abertura)
Local: hotel Mercure (na lateral do Brasília Shopping),  auditório Jatobá, Setor Hoteleiro Norte, Quadra 5, Bloco G, Brasília (DF)