Pontes na travessia de humanização na saúde mental.

13 votos

A politica de saúde mental e a politica nacional de humanização(PNH) são o fio condutor deste artigo é proposto um esforço para a construção de laços entre ambas para contribuir com o processo de qualificar práticas de um cuidado humanizado em saúde mental, com o cuidado de criar pontes entre as duas.

Uma primeira ponte é o diálogo entre os princípios do sus e as diretrizes da PNH com o modo de cuidar em saúde mental.O cuidado em saúde mental se constituindo mais e mais como um dos desafios em qualificar a produção de saúde, nos encontros entre usuários e trabalhadores no campo de saúde.

Entretanto as dificuldades vividas pelo sus nos colocam frente a impasses de efetivar na prática principios que estão asseguradas em lei,com trajetórias de fragmentação da rede de assistência e do processo de trabalho,com o baixo investimento na qualificação profissional incide sobre o despreparo das equipes para lidar coma dimensão subjetiva na prática eraro não com o desrespeito dos direitos do usuário.

Uma segunda ponte diz respeito a necessidade da diminuição do abismo entre a academia e os serviços de saúde .

Assim espera-se que dealguma forma encontre-se um consenso entre as duas politicas e que privilegie o cidadão e o melhor atendimento em saúde mental.