A Porta de Entrada de um Sistema Quase Perfeito

15 votos

aps.jpg

Quando pensamos, “Como conseguir uma consulta no SUS?”, “Preciso de um acompanhamento”, “Onde procurar pela primeira vez o SUS?”. Na maioria das vezes a maior parte da população não sabe responder essas perguntas, elas precisam ser orientadas no mínimo em como o sistema funciona.
A Atenção Primária a Saúde ou Atenção Básica (que de básico não tem nada) é caracterizada de acordo com Barbara STARFIELD, “por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.”   A APS contem todos os níveis de atenção, onde o paciente que precisa de acompanhamento passa por um ciclo completo, de inicio, meio e fim.
Para Starfield (2002), “A Atenção Primária é aquele nível de um sistema de serviços de saúde que oferece a entrada no sistema para todas as novas necessidades e problemas, fornece atenção sobre a pessoa (não direcionada para a enfermidade) no decorrer do tempo, fornece atenção para todas as condições, exceto as muito incomuns ou raras, e coordena ou integra a atenção fornecida em outro lugar ou por terceiros”.
A APS tem suas funções e seus princípios, do qual destaco a sempre esquecida e muito importante que é a longitunalidade definida como “lidar com o crescimento e as mudanças de indivíduos os grupos no decorrer de um período de anos”.