Abaixo-assinado pela CPI do genocídio em Mato Grosso do Sul

16 votos

cpi_do_genocidio.jpg

Pessoal, trago para cá alguns trechos do abaixo-assinado pela investigação do que acontece com os povos indígenas de Mato Grosso do Sul:

"[…] Denunciamos, mais uma vez, indignados, que em nosso Estado, Mato Grosso do Sul, uma parte dos fazendeiros e seus jagunços tem atuado, através de milícias armadas, que, em menos de um mês, desferiu doze ataques paramilitares contra o povo Guarani Kaiowá dos Tekohá Ñanderú Maragantú, Potrero Guasu, Guyra Kamby'i, Pyelito Kue e Kurupi. Como resultado desta verdadeira guerra, o líder Guarani Kaiowá, Semião Vilhalva, foi assassinato, três indígenas foram baleados por arma de fogo, vários foram feridos por balas de borracha, dezenas de indígenas foram espancados. São fortes também os indícios de que indígenas sofreram tortura e há denúncias da ocorrência de um estupro coletivo contra uma Guarani Kaiowá.

Nos últimos 12 anos, ao menos 585 indígenas cometeram suicídio e outros 390 foram assassinados em MS. O estado tem 23 milhões de bovinos que ocupam aproximadamente, coincidentemente, também, 23 milhões de hectares de terra, isso quer dizer 1 hectare por animal. Enquanto isso, com a morosidade e a paralisação dos processos de demarcação, os cerca de 45 mil Guarani Kaiowá, continuam espremidos em apenas 30 mil hectares de suas terras tradicionais.

E para nossa surpresa, totalmente na contramão de se resolver os problemas dos conflitos de terra em Mato Grosso do Sul, no dia 18 de setembro, em Diário Oficial do Estado, foi publicada a homologação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o intuito de investigar as ações do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

[…] Temos certeza que a CPI em questão faz parte da estratégia de ataques ruralistas aos povos indígenas e seus aliados. Neste sentido, unidos, cobramos que a Assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul também instaure uma Comissão Parlamentar para investigar o genocídio dos povos indígenas, como dissemos acima, nos últimos 12 anos, foram 390 assassinatos em MS, com praticamente nenhuma punição, de fato, aos culpados."

Link para assinar o abaixo-assinado pedindo a investigação das violências, ou seja, é preciso investigar estas mortes e não tentar calar quem faz a denúncia:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidenta_Dilma_Congresso_Nacional_Assembleia_Legislativa_do_MS_Pela_CPI_do_Genocidio_em_MS_for_a_Comission_Parliamenta/?ccQadeb

Para conhecer as constantes violações de direitos dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul: https://cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=8401&action=read

O Carlão já havia trazido este debate para RHS. No post tem um boa conversa sobre este assunto: https://redehumanizasus.net/92394-violencia-institucional-e-social-o-exterminio-dos-indigenas-brasileiros-e-a-indiferenca-barbara

abraço, Catia