13° Encontro dos Editores da Rede HumanizaSUS

21 votos

 

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2015, aconteceu em São Paulo o 13º Encontro dos Editores/Cuidadores da Rede HumanizaSUS.

rhs1_1.jpg

[Da esquerda para a direita: Mariana Oliveira, Ricardo Teixeira, Débora Aligieri, Claudia Matthes, Patricia Silva, Emília Souza, Luciane Régio, Iza Sardenberg, Erasmo Ruiz, André Benedito – entre outros curadores não presentes na foto: Dani Matielo, Tiago…]

O encontro é um espaço de composição mais radical do trabalho de curadoria que já acontece full time na rede durante o ano. A diferença maior talvez ainda seja, entre outras menos evidentes, a possibilidade da vivência intensa da dimensão dita hoje "presencial".

A questão da curadoria na RHS foi um dos temas do encontro. Ela tem pautado as nossas ações com muito mais intensidade hoje por conta do crescimento em proporção geométrica desta rede. Navegar em dimensões diluvianas pela WEB pode ser para alguns uma experiência aventureira e rica. Mas, para outros pode constituir um desejo de afastamento por uma vivência de não conseguir dar conta de uma enxurrada de informações ou não conseguir eleger filtros de seleção delas. Este não é o caso da RHS ainda.

A função curatorial pode ter vários atores e instâncias. Os editores a fazem a partir de dispositivos diversos, como:

a fila de votação, pilotada pela curadoria coletiva dos usuários e editores

o carrossel, onde desfilam as postagens mais relevantes naquele momento cuja análise e escolha seguem muitos critérios

o tagueamento dos posts, cujo objetivo é primeiramente organizar da forma mais clara e concisa a classificação das temáticas introduzidas e a possibilidade de busca por qualquer pessoa.

o acolhimento de todos os usuários e principalmente os que estão chegando na rede e necessitam de orientações em relação, por exemplo, às funcionalidades e ferramentas. 
Um acolhimento afetivo e singular é uma das marcas que diferenciam a experiência de pertencimento à RHS em relação a outras redes.

a curadoria de conteúdos, onde se busca qualificar as publicações a partir de vários movimentos como, por exemplo, uma interlocução com os autores na construção da narrativa, melhoria da informação, produção de redes para conversarem entre si, ampliando a potência  de cuidar do SUS.

O formulário de contato, um espaço de conversa com os usuários cadastrados ou não na RHS, para esclarecimentos sobre temas diversos envolvendo o SUS, e  ou para discutir assuntos que os usuários não querem incluir diretamente em um post.

o cuidado com a fan page no facebook e twitter, nossos "aceleradores de partículas", ou seja, disseminadores da rede e seus conteúdos.

 

ei.jpg

Débora Aligieri, André Benedito, Patricia Silva, Emilia Alves de Sousa, Mariana Oliveira (Coordenadora do Projeto),e atrás dela o nosso professor e estimado Ricardo Teixeira (primeiro coordenador da RHS), Cláudia Matthes, Luciane Régio Martins e Maria Luiza Carrilho Sardenberg

pc.jpg

Aqui a alegria dos editores com as novidades que estão por vir. Aguardem os próximos capítulos.

Ótimo e merecido feriado para todos nós dessa grande rede!

AbraSUS dos Editores/Cuidadores da RHS