Atenção Básica no Brasil
A Atenção Básica (AB) se configura como a principal porta de entrada e de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde para o usuário. Os princípios da universalidade, acessibilidade do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social, são linhas a serem seguidas pela AB e que, garantem a descentralização, capilaridade e proximidade da vida das pessoas, para as quais foi desenvolvida.
O que devemos esperar da Atenção Básica?
Nada menos do que uma atenção à saúde de qualidade. Isso é possível
quando as Unidades Básicas de Saúde estão ao nosso alcance, instaladas perto de onde moramos, trabalhamos e estudamos. Sim, num país grande como o nosso e com um sistema de saúde pública gratuito – o SUS -, esperar, torcer e lutar pela garantia de tudo que é preconizado não seja apenas preconizado.
Por laismonteiro
Oi Paulo Henrique,
Achei bastante interessante a sua indagação reflexiva: O que devemos esperar da Atenção Básica?
Simplesmente TUDO!!! Já que ela atua em todas as etapas do processo de saúde (promoção, proteção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde). Então, sem dúvida alguma deveria ser o setor de saúde mais estruturado e equipado para atender a população e fazer a redistribuição para os outros níveis (secundário e terciário) conforme a necessidade de cada caso evitando assim sobrecarga desnecessária em outros níveis de atenção.