PLANO FORTALEZA 2040: PRIMEIRA SÍNTESE DOS FÓRUNS TEMÁTICOS E SETORIAIS

11 votos

f20401.jpg

PLANO FORTALEZA 2040 E OS FÓRUNS TEMÁTICOS “A FORTALEZA QUE QUEREMOS” – 1º Relato SÍNTESE CRIATIVA I

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do IPLANFOR, realizou de 19 a 23 de outubro, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), os Fóruns Temáticos e Setoriais “A FORTALEZA QUE QUEREMOS”. Os fóruns temáticos e setoriais promovidos, são parte da fase de definição do Plano Fortaleza 2040.
Ao todo foram realizados trinta e sete (37) fóruns que apresentaram estudos acerca do tema ou setor relacionado. A finalidade foi construir uma compreensão compartilhada sobre “Fortaleza Hoje”. Em cada um dos fóruns, o coletivo dos participantes presentes construiu uma proposta de visão de futuro, bem como, identificaram desafios a superar.
Pensando a metodologia dos fóruns numa perspectiva Freireana, pode-se falar de situações limite, presentes no diagnóstico da cidade e os atos limite para superação dos problemas diagnosticados. A visão de futuro como caminho a ser caminhado: a realidade e o sonho como desejo de construção da “Fortaleza que queremos” e os desafios que podem conduzir ao “inédito viável”: “uma Fortaleza de oportunidades, justa, acolhedora, sustentável e melhor planejada”.
Na manhã de segunda feira (19/10) a mesa de abertura foi composta pelo Prefeito Roberto Cláudio, o superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, o presidente da CDL Severino Ramalho Neto, o arquiteto e urbanista Fausto Nilo e o economista Sérgio Buarque. Os dois últimos palestraram sobre a Interpretação da Forma Urbana e os Cenários Alternativos de Fortaleza.
O prefeito Roberto Cláudio destacou em sua fala que “a segunda etapa do projeto parte dos diagnósticos feitos desde o ano passado e delineia proposições para o planejamento da cidade. A cidade não priorizou o planejamento ao longo dos anos e o esforço é que o plano seja entendido não só como da gestão, mas da cidade. O futuro do plano depende do engajamento do cidadão na tarefa de debater a cidade”. Ele destacou quatro áreas em que o Projeto está trabalhando e que são estratégicas para operações urbanas e de desenvolvimento econômico na capital: Centro da cidade, áreas de tancagem (tanques de derivados petróleo) da Orla Marítima, Parque do Cocó e 23° Batalhão de Caçadores (23 BC). “Essas áreas têm projetos que parecem ser pontuais e regionais, mas não são. Elas têm potencial de trabalhar com questões que mexem com a cidade como um todo, porque tocam no desenvolvimento econômico. E sempre que a gente trabalha com urbanismo, emprego e renda, a gente consegue modificar a cidade por inteiro. Esses são grandes locais de oportunidade desde que a gente se prepare com planos, projetos e legislação”, destacou o Prefeito.
Eudoro Santana pontuou que, o processo de participação da população deve ser iniciado no cerne das ideias e na discussão conjunta. “O quarto capítulo do Fortaleza 2040 é, justamente, sobre a governança do projeto. Nós temos que ter garantia que essa iniciativa, além de se tornar uma Lei, vai ser permanentemente observada pela sociedade para que ela não seja deturpado ao longo dos vários sucessores que nós teremos até 2040 na Prefeitura de Fortaleza”, asseverou.

f20402.jpg
Após a fala do Superintendente do Iplanfor, com a licença poética e a ousadia que emerge da inspiração criativa, a gente assim se levantou da cadeira e saiu pelo auditório num brado cultural feito em síntese poética:

FORTALEZA 2040: NO PRESENTE DA AÇÃO, O FUTURO EM NOSSAS MÃOS!
(Após algumas repetições, como se fora um refrão, todos (as) os (as) presentes passaram a repetir e ficou muito bonito, como se fora um canto de repetição ou oração).
E o educador popular seguiu em sua fala temática:
Eu tinha um plano de ação
No qual tudo era individualmente previsto
Mas ao andar pelas ruas
E dialogar com o povo
Eu percebi que cada um e cada uma
Tinha o seu plano também…
Na minha mente inquieta
Eu construía castelos
Não aceitava pitacos nem consultava ninguém
Mas eis que porem, senão quando
Eudoro, homem experiente, se achegou de mansinho
Foi pondo os sinais pela estrada
E fê-la torna-se um novo caminho…
Logo eu percebi que não era apenas um sonho
Nem tão pouco mais uma ideia qualquer:
Foi um chamado instigante, sistemático e constante
Que me fez dizer SIM! SIM! SIM!
Sim ao plano coletivo, solidário e estratégico
E NÃO, NÃO, NÃO!
Não ao plano solitário, individualista e restrito que eu tinha…
E agora, depois deste SIM e depois deste NÃO
Eu entendo o plano de ação!
FORTALEZA 2040: NO PRESENTE DA AÇÃO
O FUTURO EM NOSSAS MÃO! (Por Elias José da Silva).

forum_tematico.png
O arquiteto e urbanista Fausto Nilo, que participa do projeto, ressaltou que, no contexto da “Fortaleza Hoje” o desafio é o da preservação dos valores da comunidade e que as principais propostas se voltam para recuperar uma relação das moradias e da circulação de pessoas no entorno de um núcleo. Ele explica que há uma tendência histórica à dispersão de indústrias e moradias. A intenção é que “em cada vizinhança haja tudo aquilo do cotidiano que for preciso”. De acordo com ele, é necessária uma aproximação daqueles que já moram em áreas nucleadas com a vizinhança. Fausto Nilo apresentou dados que revelaram o crescimento desordenado de Fortaleza do século 19 aos dias de hoje.
O economista Sérgio Buarque apresentou as diferentes possibilidades de crescimento da Cidade em vários cenários econômicos nos âmbitos local, regional, nacional e global. Dentre as informações expostas, está a de que 22,5% do território da capital é área de uso residencial, enquanto 8,57% desse território são ocupados por comércio e serviços, e apenas 0,9% tem uso industrial. As possibilidades e tendências de futuro precisam ser consideradas e refletidas na perspectiva de um plano inteligente e consequente.
Integrantes da Estratégia Cirandas da Vida – vinculados aos movimentos populares, da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Cogtes), da Secretaria de Saúde de Fortaleza, participaram dos Fóruns Temáticos e Setoriais “A Fortaleza que queremos”.
No debate sobre “Reindustrialização e Novas Economias”, as Cirandas da Vida e a Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza (Comov), focaram pontos de discussão que vão ao encontro da Saúde Pública, no tocante a oportunidade de valorização econômica e promoção da saúde da população através de uma tendência pouco valorizada, porém, potente em nossa cidade e região: as práticas populares de cuidado em saúde, a farmácia viva e a fitoterapia, considerando toda uma diversidade de saberes científico e popular, que inclusive ensejaram a criação de políticas de âmbito nacional no contexto do SUS, a exemplo das Políticas de Plantas Medicinais e fitoterápicos e de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde.

f20403.jpg

Houve manhã e tarde. Foi este o primeiro dia dos Fóruns Temáticos e Setoriais do Plano Fortaleza 2040, sobre o nosso olhar, no que foi possível participar. A nossa síntese final, do primeiro dia, como devolutiva poética, provoca a fusão entre a realidade e o sonho que precisamos abraçar:
O FUTURO EM NOSSAS MÃOS EM MOVIMENTO E AÇÃO
O presente é quase ontem
O futuro é agora
Com sonho e realidade a gente constrói a história
Com as mãos entrelaçadas se fundamenta a razão
No afeto e na comunhão se constrói a combinação
Cenários em profusão como indicadores de análises que afloram
Prós e contra haverão
Situações não estão prontas e tudo muda com ação
Os saberes integrados trazem o futuro como desafio presente
E fazem um caminho de volta aos valores do passado
Qual o caminho a ser seguido?
Quais valores e sentidos?
Visão de futuro e desafios construídos…
O construto coletivo projetado e refletido
Como em comunidade a gente pode dar conta
Das complexidades que afrontam o presente e ameaçam o futuro?
Planejar é o seguro que a gente contrata juntos!
JUNTOS para entender!
JUNTOS para perguntar!
JUNTOS para responder!
JUNTOS para problematizar!
JUNTOS para refletir!
JUNTOS para aprender!
JUNTOS para ensinar!
JUNTOS para cuidar!
JUNTOS para abraçar!
JUNTOS para construir o futuro que virá!
JUNTOS para transformar o território e lugar!
JUNTOS para desenvolver o viver na cidade de ser pra ser!
JUNTOS e em comunidade!
Na cidade dos homens e mulheres, seres vivos e vegetais
Uma grande fusão de verbos haveremos de fazer:
AMAR-PROTEGER-CUIDAR!
DIALOGAR-CONVIVER-AMAR!
AMAR-CONSTRUIR-COMPARTILHAR!
PARTICIPAR-ALTERAGIR-AMAR!