Injustiça social e portas fechadas para a esperança! UBUNTU!

14 votos

11407012_832776916777420_1562807828555516629_n.jpg

Foto de Radilson Carlos Gomes, recriada dos crianças de Caçador SC 

Esta postagem atende a provocação do Pablo Dias, participante desta rede, para compartilhemos histórias de injustiça social sobre a qual possamos refletir o quanto precisamos cada vez mais espalhar pelo mundo esta cultura UBUNTU.

Para mim uma grande dor no momento tem sido a dor de muitos, que expulsos de seu país pela guerra, têm que buscar lugares onde ao menos a esperança seja possível. Assista o vídeo, divulgado nas redes sociais pela BBC Mundo, que traça esta trajetória de sofrimento.

 

 

Esta es la historia de la odisea de Bilal

El calvario de atravesar un continente para escapar de la guerra

Posted by BBC Mundo on Quarta, 28 de outubro de 2015

 

Recentemente, também vivenciei muitas injustiças em relação a chegada dos Haitianos no Brasil, em especial em Santa Catarina. Mas ao mesmo tempo que vejo injustiças, consigo encontrar pessoas sensíveis, capazes de produzir ações de inclusão e solidariedade.

mostra_haiti.jpg

O Fotógrafo Radilson Carlos Gomes participou de uma viagem ao Haiti no pós terremoto e registrou as imagens do que seu olhar sensível e solidário captou daquele povo: beleza e alegria, onde se esperava tristeza e desgraça.

Estes registros tornaram se uma exposição fotográfica que, entre outras coisas, chamou a atenção sobre as condições de vida que estão submetidos estes imigrantes nas diversas partes do país. Outro aspecto da vida dos haitianos que a exposição acabou por produzir foram as diferenças culturais que estas pessoas trazem consigo e que os brasileiros desconhecem. Esta "ignorância" sobre aspectos linguísticos, religiosos e culturais em geral (dança, música, alimentação) geram muito preconceito acabam por dificultar ainda mais a vida deste imigrantes que chegam já tão sofridos. 

11951773_396503033892161_1331264815593934137_n.jpg

A partir da Exposição em Florianópolis, uma professora de línguas do IFSC de Caçador, Luana de Gusmão Silveira, idealizou uma mostra cultural sobre os Haitianos a fim de minimizar estas dificuldades e favorecer o encontro destes dois povos Haitianos e Brasileiros como amigável, construtivo e acolhedor.

A Mostra Cultural aconteceu de um modo muito interessante. Exposição fotográfica, oficina de fotografia, Música, Dança, Comidas Típicas.

Ela segue no propósito de manter a integração e ajudar estes imigrantes a viverem melhor no Brasil.

IFSC participa de articulação entre entidades para apoio a imigrantes

Em breve o Médio vale sediará esta Mostra Cultural com o apoio do Radilson Carlos Gomes e da Luana de Gusmão Silveira.

Que mais a dizer sobre esta história… UBUNTU!