Assistência Farmacêutica no SUS
Assegurar o acesso a medicamentos é uma das questões cruciais no SUS, porém, o acesso a estes medicamentos deve ser de forma minuciosamente estudada para que não haja danos a saúde do paciente.
Acontece que as pessoas com sintomas de doenças, se apegam a qualquer receita para que possam ser curados, o que leva a muitos casos judiciais para que o SUS pague remédios que até então não são reconhecidos.
Recentemente temos o caso da fosfoetanolamina, que ganhou as redes sociais com a promessa de cura para todos os canceres, entretanto a ANVISA não liberou seu uso, gerando indignação da população.
Cabe ao SUS alertar dos perigos de medicamentos não comprovados pelos órgãos fiscalizadores, e disponibilizar medicamentos de forma gratuita a população, de forma a sempre cumprir a constituição que garante acesso a saúde a todos.
Por stephanieteles
Lais,
Muito boa a sua colocação. Esses medicamentos devem ser usados com muita cautela, devido a proporção que o uso indiscriminado ou inconsequente pode causar. Quando vincula na mídia a notícia de que algum medicamento cura algum tipo de doença, com certeza chama muito atenção porque nasce a chance de uma nova oportunidade ou talvez uma esperança.
Acredito que cabe a todos nós salientar as vantagens e as desvantagens do uso de qualquer medicação.