Descentralização Institucional na Saúde – Conceito e Finalidade
Democracia institucional é um mecanismo de gestão que tem por objetivo o reforço da prática do trabalho em equipe, no envolvimento de profissionais nas reuniões de discussão de decisões, a inserção dos usuários na rotina da unidade com o intuito de promover a participação de todos os envolvidos além de colaborar na organização do serviço.
A definição de democracia institucional para a compreensão do assunto se faz essencial, portanto, é na ordem interna de cada Estado, o poder político baseado na soberania popular ou nacional, é um sistema de organização do poder do Estado e outra definição diz que democracia institucional é organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.
Por jerrymartini
Lendo sua postagem, caro amigo Thomaz, percebi que ainda existe uma preocupação por minha parte em relação ao que é descentralização e desconcentração.
A atividade administrativa pode ser prestada de duas formas, uma é a centralizada, pela qual o serviço é prestado pela Administração Direta, e a outra é a descentralizada, em que o a prestação é deslocada para outras Pessoas Jurídicas.
Assim, descentralização consiste na Administração Direta deslocar, distribuir ou transferir a prestação do serviço para a Administração a Indireta ou para o particular. Note-se que, a nova Pessoa Jurídica não ficará subordinada à Administração Direta, pois não há relação de hierarquia, mas esta manterá o controle e fiscalização sobre o serviço descentralizado.
Por outro lado, a desconcentração é a distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica, no mesmo núcleo, razão pela qual será uma transferência com hierarquia.