Organização do Serviço de Saúde

21 votos

slide_5.jpg

      Para falar sobre a organização do serviço de saúde precisamos entender primeiro os princípios da Gestão em Saúde que devem ser aplicados, e eles são: Direito a Saúde, Democracia Institucional, Descentralização (respeitando critérios de escala e escopo), Territorialização-regionalização, Universalização ( acesso, equidade e integralidade), Sistema baseado ou APS e a Clinica ampliada.  
     Agora discutindo sobre essa organização, primeiro é necessário saber que a verticalidade é hierarquizada no serviço, com cada profissional no seu setor e não há comunicação entre os sujeitos,  sendo assim, o foco não é no cuidado com o usuário, já a horizontalidade gerencial se faz presente pela ausência de níveis hierárquicos, onde prevalece o saber técnico sobre o hierárquico, opondo-se a chefias e verticalidade.
       Tem também a transversalidade  que cria linhas que fazem cruzar a horizontalidade e verticalidade,  é um modo que pretende superar os dois anteriores, tende a se realizar quando uma comunicação máxima se efetua entre os diferentes níveis e nos diferentes sentidos.  
       Por isso o apoio matricial, para melhorar a organização e funcionamento do sistema, pois um profissional oferece apoio em sua especialidade para outros profissionais, equipes e setores. Sendo diferente do  da forma tradicional que é  fragmentado de saberes e fazeres dado que ao mesmo tempo em que o profissional cria pertencimento à sua equipe/setor, também funciona como apoio, referência para outras equipes.