III Marcha do Parto Humanizado em defesa da dignidade da mulher

17 votos

parto_4.jpg

Ontem (14), em Teresina, milhares de pessoas se juntaram para participar da III Marcha do Parto Hudmanizado, que teve início com uma concentração  na Ponte Estaiada e finalizou-se no Parque Poticabana, com o show da Banda Sanfônica de Teresina.

O evento é um movimento integrado de profissionais da saúde, conselhos de classe, entidades acadêmicas, sociedade cível e organizada em defesa  da dignidade da mulher e humanização do parto e do nascimento.

O Ministério da Saúde fomenta o parto natural e humanizado, e garante por meio do Sistema Único de Saúde a Rede Cegonha, que possibilita às futuras mamães o acesso ao pré-natal e ao parto por meio do cuidado de uma equipe multiprofissional, que presta uma assistência antes, durante e após o parto.

No parto humanizado, a mulher tem a autonomia de decidir, onde e como deseja ter o filho, e de escolher o acompanhante de sua livre escolha, com direito ao planejamento reprodutivo.

O parto natural e humanizado, além de aumentar a autonomia e o protagonismo da mulher, contribui para a redução das taxas de cesarianas e de mortalidade infantil.

A abertura da III Marcha do Parto Humanizado em Teresina contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, da Vice-Governadora do Estado, dentre outras autoridades políticas, que nas suas falas ressaltaram a importância do Parto e do nascimento humanizado para o fortalecimento da autonomia e do  protagonismo da mulher.

marcha_0.jpg

A organização do evento contou com o apoio direto do Conselho Regional de Enfermagem-COREN, do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, e  dos Conselhos Regionais de Serviço Social, de Psicologia, de Fisioterapia, de Nutrição, da Maternidade Dona Evangelina Rosa, do Comitê Estadual de Humanização, Rede Cegonha, dentre outras parcerias.

Nos agradecimentos feitos  pela comunicação da marcha aos seus apoiadores, a Rede HumanizaSUS também foi citada como uma importante apoiadora, abrindo espaço para divulgação do evento e debates.

parto_2_0.jpg

parto_3_0.jpg

post_2.jpg

parto_4_0.jpg

marcha_emilia.jpg

parto_5.jpg