Dia 20 de novembro: Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão

6 votos

icit.jpg

Evento adverso relacionado ao cuidado de saúde, é conhecida popularmente pelo nome de escara

Por Isis Breves (Proqualis)

Dia 20 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção de Úlcera por Pressão, uma data instituída para sensibilizar gestores e profissionais de saúde sobre a importância de ações para evitar tal dano. A úlcera por pressão, além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Popularmente conhecida como escara, a úlcera por pressão é um evento adverso relacionado ao cuidado de saúde e corresponde hoje ao terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) dos hospitais brasileiros.

Segundo dados do Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (NOTIVISA), em 2104, das 8.435 notificações de evento adverso relacionado à assistência à saúde, 1.319 foram notificações de úlcera por pressão, equivalendo a 15% dos registros. Reduzir o risco de úlceras por pressão é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente e uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) para a segurança do paciente.

Com o objetivo de disseminar as boas práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde, o Proqualis/Icict/Fiocruz produziu o vídeo “Prevenção de Úlcera por Pressão”, que está disponível no Youtube.  O Proqualis também apresenta em seu Portal, na página “Experiências Brasileiras”, a subpágina “Prevenção de Úlcera por Pressão”, coordenada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Nesta subpágina, estão disponíveis para os profissionais de saúde indicadores, entrevistas, literatura de interesse sobre o tema, ferramentas, como o  “Protocolo Integridade da Pele: avaliação, manutenção e manejo das complicações” do Hospital Albert Einstein, além da aula “Úlcera por pressão: prevenção”, elaborada pelo referido hospital e disponível no site do Proqualis.

Para ter acesso ao material sobre o tema, clique aqui