QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ATENDIDOS EM CENTROS DE LAZER.

11 votos

24-05-2010-aula-de-xadrez-no-clube-do-idoso-033.jpg

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM – MESTRADO

“QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ATENDIDOS EM CENTROS DE LAZER: CONTEXTUALIZANDO A ENFERMAGEM NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL PARA O TERCEIRO MILÊNIO”.

MESTRANDO: RAFAEL ANDRÉ DA SILVA
ORIENTADOR: PROF. DR. WILIAM CÉSAR ALVES MACHADO

QUESTÕES NORTEADORAS

Visando a preservação de coerência entre as sessões deste estudo, seu desenvolvimento pautou-se em responder as seguintes questões norteadoras: 
1) Qual é o perfil da qualidade de vida de idosos participantes de centros de lazer voltados para a terceira idade?
2) Como a Enfermagem pode contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas na crescente perspectiva da população idosa do terceiro milênio?
OBJETIVOS

A partir da problemática descrita e considerando a enfermagem área de conhecimento voltada para a promoção do cuidado, da saúde e da qualidade de vida das populações, neste caso o de pessoas idosas, o presente estudo tem como objetivos:
Objetivo geral:
• Identificar o perfil da qualidade de vida de idosos participantes das atividades da UNATI/UERJ, contextualizando a perspectiva da Enfermagem para o envelhecimento saudável da população no terceiro milênio.
Objetivos específicos:
• Analisar os elementos da qualidade de vida de idosos participantes das atividades da UNATI/UERJ, tendo como referência os domínios do WHOQOL-BREF, do WHOQOL-OLD e as características sociodemográficas da população.
• Descrever e analisar o papel da Enfermagem na promoção da qualidade de vida de idosos na perspectiva do terceiro milênio.

Trata-se de estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa,  realizado em um programa com atividades voltadas para a promoção da qualidade de vida com idosos no Município do Rio de Janeiro.
Pesquisa realizada na Universidade Aberta da Terceira Idade-UnATI/UERJ, que iniciou suas atividades no ano de 1993 como um núcleo da Sub-reitoria de assuntos comunitários da UERJ, tendo programações voltadas para o público com idade mínima de 60 anos de idade de forma totalmente gratuita visando melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população.
A amostra do estudo foi composta por 72 idosos que realizam atividades no programa selecionado para o estudo, sendo a amostra obtida por conveniência. As informações foram obtidas através de um questionário estruturado, o qual foi aplicado pelo pesquisador.
Os instrumentos de coleta de dados serão o WHOQOL-OLD, que é um instrumento já validado e amplamente utilizado quando se objetiva pesquisar sobre a qualidade de vida em idosos, o WHOQOL-BREF, além de um questionário estruturado com questões relacionadas aos aspectos demográficos e condições de saúde da população a ser estudada.
A coleta de dados foi realizada durante o 2º semestre do ano de 2014 e 1º semestre do ano de 2015. A mesma foi realizada em ambiente reservado, que permitia o preenchimento dos formulários com a devida atenção e privacidade. O horário e o local foram previamente agendados com os idosos em conjunto com o coordenador do Centro de Lazer.
Os dados foram tabulados no programas de computador Microsoft Excell ® versão 2010 e posteriormente o banco de dados foi analisado no software estatístico R Project e demonstrados de forma descritiva, com frequência, média, mediana e desvio padrão.
Antes da coleta de dados o projeto foi cadastrado no site da plataforma Brasil para a sua apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, além disso, foi obtida uma autorização da instituição onde o estudo será realizado. O estudo está de acordo com as normas da resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que trata de pesquisas envolvendo seres humanos.
O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob protocolo número CAAE: 33585214.6.0000.5285.