CIRANDAS DE ESCUTA E CUIDADO E A MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO

14 votos

cir._4.jpg

Na segunda feira (23/11), no Posto de Saúde Edmilson Pinheiro, em Fortaleza, a Estratégia Cirandas da Vida/Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Cogtes), da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, facilitou  mais uma edição do "Cirandas de Escuta e Cuidado". Uma roda de vivências e auto cuidado abriu a manhã.

Na roda, livros circularam, leituras de textos retirados dos livros foram sendo compartilhados, perguntas e respostas, a vida e o trabalho como perguntas que não devem calar. O conhecimento como missão que nos mobiliza: a grande missão que temos pela frente é mobilizar para o conhecimento! O ato de ler como potência que vai ao encontro das perguntas e respostas: pensar e agir como ato limite de produção de vida.

cir._1.jpg
A participação foi potente, os livros foram síntese de inspiração e a produção de sentidos que foi gerada se traduziu em olhares, sorrisos, afetos e disposição para o agir coletivo.

cir._2.jpg
As coisas do cotidiano, os afazeres e compromissos, tudo ganha novo sentido quando a gente se permite ao cuidado, se auto cuida e não descuida do olhar de saúde que é ser acolhido e acolhedor.
Veio o auto cuidado e em seguida o atendimento com as práticas integrativas e populares de saúde. Usuários e profissionais se permitiram ao cuidado.