A politica Nacional de Humanização PNH, possui uma diretriz que trata do acolhimento no serviço de saúde que não tem hora e nem local para acontecer e nenhum profissional especifico que possa faze-lo, fazendo assim parte de todos os encontros dos profissionais da saúde. Sendo esse um postura ética do profissional que implica na escuta do usuário em suas queixas seja elas sobre a patologia ou sobre o serviço de saúde, por isso acolher é uma resposta as necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde. Um dispositivo da PNH que também engloba o acolhimento é a classificação de risco que serve para organizar o serviço de saúde, onde as pessoas são alocadas de acordo com a sua complexidade de saúde.
8 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Olá Laura!
O acolhimento está sim interligado em todas as áreas da saúde e é um grande desafio para os profissionais e usuários.
Abraço!
Fabrício Vieira
Olá Fabrício,
Muito pertinente trazer essa discussão sobre o acolhimento em saúde.
De todas as diretrizes da PNH, provavelmente, o acolhimento seja a mais relevante, pela sua abrangência e interface com as demais diretrizes: a clínica ampliada, a cogestão, a saúde do trabalhador, dentre outras. É também um dispositivo de intervenção nos processos de trabalho, com foco nas relações, através de parâmetros éticos, técnicos e políticos, reconhecendo o usuário como sujeito, como protagonista na produção de saúde.
Colocar o acolhimento em ação, além da mudança nas relações, implica também no cuidado com a ambiência, criando espaços físicos que aliem conforto, segurança e resolutividade. Espaços que favoreçam o encontro, o trabalho em equipe e a interatividade.
É uma diretriz desafiadora que implica em muitas mudanças!
Valeu pela publicação!
Abraços!
Emília
Olá Emília!
Certamente o acolhimento é uma das diretrizes mais relevante da PNH e um grande desafio para os profissionais da saúde.Obrigado pelas contribuições!
Abraço!
Fabrício Vieira
Por gabrielymota
O acolhimento é fundamental dentro de um serviço de saúde, criando vínculo entre o profissional de saúde e o usuário, o que facilita muito no diagnóstico e tratamento do paciente. Muito bom trazer esse tema dentro da nossa rede.
Olá Gabi!
Realmente o acolhimento é fundamental, pois muitas das vezes é por meio dele que os profissionais da saúde conseguem identificar a origem de determinadas patologias.
Abraço.
Fabrício Vieira
Oi Fabrício e galera da UNB
Sempre pertinente a lembrança do acolhimento como diretriz/dispositivo que, como costumo dizer, nunca se trata de 'um a mais' nas ações em saúde, mas é dispositivo inerente ao cuidar que, sem ele, não adianta nenhum cabedal teórico/prático acumulado.
Tendo a ver e também dizer que, para mim, talvez esta seja a diretriz primeira da humanização, já que dela depende todas as outras. Ela é a base e deve nos conduzir como um analisador importante dos efeitos de nossas práticas. Jamais podemos dizer que o Acolhimento está definitivamente implantado porque, afinal, a vida não estanca e as diferenças continuam se diferenciando em inúmeros aspectos estéticos, éticos e políticos. Daí, o Acolhimento é sempre um desafio a se construir no embalo das diferenças.
Assim, o Acolhimento é para mim a peça fundamental e, como num jogo de dominó, se ela cai todas as outras vêm por terra, sem nenhuma base para se manterem.
Abraços.
Nem sempre podendo comentar como gostaria, mas acompanhando as peripécias de vocês todos, aquecendo a RHS.
Olá Miguel
Também acredito que o acolhimento seja a peça fundamental da PNH, pois é por meio dele que as outras diretrizes são sustentadas.Obrigado pelas contribuições.
Abraço.
Fabrício Vieira
Por Laura Viana
O acolhimento é um assunto bastante importante de ser discutido e vem ganhando cada vez mais, maior importância nos serviços de saúde, ele implica nas atividades de recepção, triagem, atendimento e deve ser praticado como ação de aproximação, um '' estar com '' e '' perto de '' ou seja, uma forma de integração entre o profissional de saúde e o usuário.