VISA 2020 conectando a rede com o futuro!

12 votos

Na roda de conversa…

visa_0.jpg

A Gerência de Vigilância Sanitária e Ambiental do município de Blumenau está desenvolvendo o Projeto VISA 2020. O vídeo que será desenvolvido procura mostrar este processo. A seguir trechos extraídos do Projeto: Exercer fiscalização é uma tarefa hercúlea e constantemente o agente é agredido em sua ação técnica e, não raramente, em sua integridade. Por mais resiliente que seja o agente, com o passar do tempo acaba por apresentar estresse e desenvolver problemas de relacionamento, por baixa auto-estima ou excesso de empoderamento. As dificuldades de relacionamento atingem tanto questões internas quanto externas ao serviço. É urgente empreender esforços para melhorar a auto-estima e os relacionamentos interpessoais. A própria estrutura organizacional estabelecida em 2005, quando o município tinha em torno de 200.000 habitantes, precisa ser repensada. Atualmente o município conta com mais de 330.000 habitantes e as alterações tecnológicas, de hábitos e costumes, invenções, migrações e outras questões que afetam a vigilância sanitária e ambiental já não encontram respostas satisfatórias na atual configuração do serviço. Novas discussões se fazem necessárias para instrumentalizar os trabalhadores e estruturar o serviço para os próximos anos.
OBJETIVOS: – Elaborar uma formação/capacitação inicial para profissionais inseridos na Vigilância Sanitária do município; – Elaborar fluxogramas e protocolos de trabalho para a Vigilância Sanitária Municipal; – Elaborar o Planejamento Estratégico da VISA, com a participação efetiva de todos os envolvidos para o período 2015/2020. MÉTODO: Todos os trabalhadores da Gerência de Vigilância Sanitária e Ambiental participam deste processo. A proposta se formata utilizando a metodologia participativa, ou seja, utilização de rodas de conversa, inicialmente buscando conhecer e aprofundar uma cartografia sobre o processo de trabalho de cada profissional inserido no serviço e depois no processo de trabalho dos grupos.
As Rodas de Conversa pretendem ser permanentes com intuito de ampliar a discussão, garantir a implementação do Planejamento das Ações de 2016 à 2020, bem como estabelecimento de fluxos e protocolos. DESENVOLVIMENTO – Ações propostas: a ressignificação do papel e dos atores da Vigilância Sanitária do município e o Planejamento das Ações de 2016 à 2020. Ações referentes aos profissionais de saúde: O Projeto VISA 2020 promove apoio ao grupo de servidores da Vigilância Sanitária do município discutindo sua inserção, papel e desafios neste trabalho, para embasar e promover a discussão/proposta de planejamento e organização das ações; Iniciou em 21 de maio de 2015  com as Rodas de Conversa, cujo objetivo é discutir o papel do profissional da área bem como seu processo de trabalho.