Qual o caminho do Fique sabendo em Timbó SC? “O caminho que eu mesmo escolhi.”
SUS, CÂMERA: AÇÕES
Secretaria de Saúde de Timbó
Vigilância Epidemiológica
Sinopse: “O caminho que eu mesmo escolhi”
Este vídeo foi uma produção coletiva de diversos trabalhadores do SUS e usuários de Timbó. O filme tem como objetivo mostrar o atendimento multiprofissional do serviço de saúde através do olhar do usuário.
Como inspiração utilizamos os relatos dos usuários do SAE e dos trabalhadores da saúde diante da complexidade do diagnóstico do HIV.
Timbó foi um dos pioneiros na implantação dos testes rápidos pela equipe de enfermagem, desde a atenção básica até a média complexidade. No início nos comparamos com o desafio da implantação dos testes rápidos, onde observamos a importância dos mesmos, para o diagnóstico precoce, tratamento e redução da transmissão.
Os testes rápidos estreitam o vínculo entre os usuários e trabalhadores do SUS, fortalecendo a rede e aprimorando a qualidade do serviço.
Neste “curta metragem”, onde a câmera é o olhar do paciente, tem como maior reflexão a importância do trabalhador do SUS se pôr no lugar do usuário. Somente assim é possível prestar um atendimento integral, efetivo (dentro de suas complexidades) e principalmente Humanizado.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Estamos acostumados a pensar em termos de eficiência sobre qualquer coisa que se refere ao cuidado em saúde. É claro que ela é importante e garantia de bem estar. Mas quem trabalha com saúde sabe que a eficiência, a resolutibilidade, é composta de outros ingredientes por vezes desprezados nas relações demasiadamente olhadas como produtos.
Parabéns aos catarinenses pelo concurso tão cheio de afeto e criatividade, componentes mais do que fundamentais do cuidado de pessoas!