compromisso com o Abrasus

13 votos

 

11nov11_ministro_marcelocastro_assina_compromisso_abrasus.jpg

Ministro Marcelo Castro assina compromisso com o Abrasus

        Em reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde, que acontece nesta quarta-feira e segue até amanhã (12.11), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, além de apresentar sua equipe, assinou o compromisso com a Frente em Defesa do SUS – Abrasus.

        Os conselheiros apresentaram suas pautas para o ministro e contextualizaram as principais demandas defendidas pelo CNS. De acordo com Socorro de Sousa, presidenta do CNS, o compromisso do Conselho é defender a integralidade da saúde pública no país. “Temos que ter a capacidade de diálogo com o Congresso sobre o subfinanciamento do SUS e contamos com atuação do ministro neste movimento em defesa da saúde pública no país”, diz.

Para Marcelo Castro, o conselho é a síntese do controle social da saúde no país. O ministro também apontou a importância da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que estabelecerá metas para o Ministério da Saúde, para os próximos quatro anos. Castro falou como procederá em sua gestão. “Eu e minha equipe teremos um compromisso em levar saúde de qualidade para a população. Proceder de maneira correta, democrática e participativa. A responsabilidade da saúde pública no país é de todo e qualquer brasileiro, que deve se sentir parte do SUS”, afirma.

        Marcelo apresentou a sua equipe de trabalho que irá somar esforços no trabalho e na gestão do Ministério. “Iremos lutar por mais recursos para a saúde, para isso, buscaremos uma melhor gestão. Avançar na eficiência é também apontar o mau uso dos recursos públicos na saúde. O SUS só funciona bem com a integração dos recursos”, diz.

        Os conselheiros apresentaram suas principais pautas na defesa da saúde pública do país, como a conselheira, Maria do Espírito Santo, da Rede Feminista de Saúde, que demonstrou uma preocupação com a possível aprovação do Projeto de Lei 5069/2013, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O projeto criminaliza o profissional de saúde que induzir, instigar ou auxiliar as mulheres, em qualquer situação ao aborto.

        O ministro apresentou preocupação em defender a saúde das mulheres e as demais pautas apresentadas pelos conselheiros. Durante sua apresentação, Castro assinou o compromisso com a Frente em Defesa do SUS – AbraSUS, lançada ontem em reunião de adesão no pleno do CNS.

Por Mariana Moura, do CNShttps://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2015/11nov11_Ministro_MarceloCastro_assina_compromisso_Abrasus.html