SESAPI divulga novos dados sobre microcefalia

17 votos

dengu.jpg

Em todo o Estado do Piauí foram notificados 53 casos suspeitos de microcefalia relacionadas ao Zika Vírus. O problema é preocupante e fez o governo do Estado decretar situação excepcional de emergência em saúde pública pelo período de 180 dias.

Compartilho uma matéria sobre o assunto, publicada ontem (05)

 

Saúde divulga dados atualizados sobre Microcefalia

A Secretaria de Estado da Saúde atualiza hoje (5) os números referentes aos casos de microcefalia. O primeiro boletim epidemiológico do ano mostra que no Piauí que foram notificados 53 casos suspeitos de Microcefalia relacionadas ao vírus Zika, com dois óbitos suspeitos.  Os dados foram copilados até o dia 3 de janeiro.

Até o momento, foram notificados casos suspeitos da doença em 20 municípios do Estado. E, para acelerar as ações de combate, o Governo do Estado decretou situação excepcional de emergência em saúde pública no Piauí pelo período de 180 dias.

O Decreto 16.327/2015 possibilita a execução imediata do plano de contingência da dengue, chikungunya e zika vírus elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde. Serão investidos R$5,5 milhões nas ações.

Medidas urgentes já foram colocadas em prática, como a instituição do Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia para investigar as causas que levaram ao aumento dos casos em 2015 em relação a 2014.

Outras medidas previstas no Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia foram adotadas, como a elaboração do Plano Emergencial de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia; implantação das Salas de Coordenação e Controle para gerenciamento e monitoramento da Microcefalia; treinamento de equipes multiprofissionais dos municípios e oficinas descentralizadas de sensibilização sobre Microcefalia nos territórios de desenvolvimento do Piauí.

Por Samara Augusta
Assessoria de Comunicação SESAPI