O que é ISLAM

4 votos

O que é Islam?

Por definição, a palavra árabe Islam, significa literalmente, rendição ou submissão (a Deus). É derivada da palavra “paz” (salam). Os seguidores do Islam, chamados muçulmanos, acreditam que é a religião divinamente revelada por Deus, Alláh.

A história da civilização islâmica começa no século VII, estendendo-se até os dias de hoje. Abrange uma vasta área, espalhada por diversos continentes; da Espanha a Indonésia, da África do norte ao Chile. Hoje, existem mais de 1 bilhão e 500 milhões de muçulmanos no mundo, o que equivale aproximadamente a 1/5 da população mundial. Vemos assim, o Islam como uma fé global, não limitada ao Oriente ou Ocidente, a uma nação particular, cor, raça ou tribo.

No Ocidente termos como "Maometano" são equivocados, pois podem dar a entender que os muçulmanos adoram a Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus recaiam sobre ele) além de Deus. Allah é a palavra árabe que significa Deus, usada pelos árabes, tanto muçulmanos como cristãos. O Islam existe desde a criação do mundo, mas tem como referência para sua fundação (ano zero) o ano de 622 d.C., com a fuga de Muhammad de Meca a Medina.

O Islam é uma das três religiões ancoradas nos livros sagrados, o Judaísmo com a Torá; o Cristianismo com o Evangelho; o Islam com o Corão (Al Qur'an) a base de toda a sua constituição, além da Sunna de dos Hadis. Última das religiões monoteístas, o Islam fecha o círculo de anunciação dos profetas e sugere a seus fiéis o respeito e a convivência pacífica com as religiões dos livros sagrados.

Um modo de vida completo:

O Islam é considerado mais do que uma religião, é um sistema total de vida. Desde a purificação da alma, a espiritualidade da adoração pessoal; o estabelecimento de um governo e a implementação de uma política estadual, o Islam fornece todos os níveis de orientação aos seus seguidores.

Devido a sua natureza global, não é de se estranhar que o Islam se tornou a religião que mais cresce no mundo. Em conformidade com os princípios do Islam, os muçulmanos são direcionados a trabalhar para o estabelecimento de uma justa ordem social refletindo totalmente a orientação de Deus.

Não é permitido aos muçulmanos adorarem ou renderem culto a alguém ou qualquer outra coisa, além de Deus, todo poderoso, em termos de crenças, palavras e ações. Por aceitar e submeter-se completamente aos ensinamentos e orientações de Deus, os muçulmanos devem viver em paz e harmonia entre si, com os outros e com o meio ambiente.

A vida é considerada como um estágio temporário, todos os muçulmanos, ao longo de sua vida, tem o objetivo de viver conforme os mandamentos de Deus, com a esperança, de na próxima vida, conseguir alcançar o Paraíso.