VER-SUS no Vale Discute Saúde no Campo

13 votos

A IV Edição do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) no Vale do São Francisco ocorrerá nos municípios de Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA e Petrolina-PE, no período de 13 a 21 de janeiro. O VER-SUS é realizado através de uma parceria da Rede Unida com o Ministério da Saúde e estudantes da graduação, e consiste numa importante ferramenta de educação em saúde que visa ressignificar a formação acadêmica, ao estimular as/os viventes a se integrarem e militarem em favor do Sistema Único de Saúde.

Durante estes 9 dias, 30 discentes de diversos cursos e integrantes de movimentos sociais estarão alojados na Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA, onde vão dormir, fazer suas refeições, interagir e debater sobre a importância da defesa do sistema de saúde pública do nosso país.

O destaque do projeto são as vivências realizadas para conhecimento do território e dos serviços de saúde da região, em todos os níveis de atenção. Unidades de Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, UPA, SAMU, CTA e Hospitais são exemplos de locais de visita que servem como disparadores para discussões sobre Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Saúde Mental e Determinantes Sociais da Saúde.

No entanto, almejando ampliar a visão do conceito de saúde, serão realizadas vivências em Centros de Referência em Assistência Social, Terreiros, em Assentamentos, e em comunidades que realizam práticas integrativas em saúde.

Devido à presença marcante da população do campo na região do Vale do São Francisco, esse ano o VER-SUS no Vale traz uma grande novidade: a vivência terá como foco a saúde das Populações do Campo, das Florestas e das Águas. Nesse sentido, serão visitadas Unidades de Saúde da Família da zona rural, aldeias indígenas, acampamentos do MST e comunidades quilombolas.

Outra novidade é a ampliação dos municípios da vivência, com a inclusão de Senhor do Bonfim-BA, onde será trabalhado o eixo Saúde da População Negra. No município será visitado o Quilombo de Tijuaçu, onde está sendo implantada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na Unidade de Saúde da Família, além de um Terreiro, para que as/os viventes tenham a oportunidade de refletir sobre preconceitos e despertar a atenção para as particularidades da Saúde da População Negra, com destaque para o combate do Racismo Institucional.

O VER-SUS no Vale do São Francisco é construído com o objetivo de possibilitar que estudantes universitários conheçam as potencialidades e as falhas do serviços do SUS na região. No entanto, vai muito mais além, ao incentivar o debate político e ressaltar a capacidade da participação popular para a construção de um SUS cada vez mais forte.

Facebook do projeto: https://www.facebook.com/versusnovale/

ASCOM VER-SUS no Vale

cartaz.jpg