AUTO DE NATAL no Cariri – estrategia de ressignificação da saude mental

10 votos

 

  dsc_0126.jpgO Cariri é um território com      musicalidade própria. Ao sul do  estado  do Ceará e em meio a  Chapada do  Araripe. É  historicamente conhecido  por suas riquezas naturais, culturais,  diversidade, fé e resistência  política. 

  A arte popular produzida e  perpetuada  ao longo dos séculos nas periferias e  comunidades constitui um patrimônio imaterial brasileiro riquíssimo e um instrumento de expressão e organização do povo. É através da arte produzida nos terreiros que o povo resiste em sua força, sua cultura e sua fé. Uma arte espontânea e criativa que pulsa e mantém viva na memória coletiva os saberes ancestrais de nosso povo.  

É nesse cenário da cultura popular e de tradição, que indissocia musica, cênica, circo, dança, poesia e estética, que o artista-brincante experimenta possibilidades criativas e formas de organização social, onde a ALDEIAS tem atuado no fortalecimento da identidade cultural, a partir da construção de metodologias de formação popular, reflexão e práxis da arte como mecanismo de expressão, transformação e garantia de direitos.

Sob essa perspectiva, construímos o espetáculo teatral “Auto de Natal” que conta o nascimento do salvador sob a perspectiva brincante da cultura Cariri. Protagonizado por usuários do CAPS do Crato, alunos da APAE-Crato, artistas do Zabumbar e brincantes numa perspectiva de mistura de linguagens, inclusão e construção coletiva fortalecem valores como o amor, o respeito e a diversidade.

Sob a criação e direção de Jean Alex Alencar (músico, pedagogo, arteducador e brincante), em 2015 o Auto de Natal completou quatro anos de apresentações gratuitas e em locais abertos ao público em zona urbana e rural da região como escolas, praças, unidades terapêuticas e assistenciais e SESC. 

Os usuários do CAPS que participam fazem parte do Projeto ARTÈ Saúde que tem ressignificado a assistência em saúde mental a partir de estratégias de educação popular, saúde holística e arteterapia aliadas ao fortalecimento das práticas culturais socializantes.

 

Quer conhecer um pouco mais? Clique, curta e acompanhe no face!

https://www.facebook.com/aaldeias