COLETIVO NORDESTE II REALIZA ENCONTRO EM NATAL

17 votos

Nos dias 11 e 12 de fevereiro o coletivo Nordeste II realizou encontro em Natal-RN. Além dos consultores Annatália (Coordenadora), Erasmo, Luciana,  Sheylla e Tadeu, contamos com a presença  do coletivo ampliado do Rio Grande Norte representado por Acácia, Linete, Teresa e Jacqueline. 

 

Avaliamos a conjuntura da nossa regional com especial destaque para avanços e dificuldades em nosso coletivo por território. De forma geral, formou-se o consenso de que o momento político, por conta dos processos de transição de secretários de governo, parece determinar alguma dificuldade de continudade de processos e/ou de (re)pactuação de ações. Ainda assim, a força dos coletivos organizados continua imprimindo potência ao que já está sendo feito. Assim, listamos conjunto de prioridades avaliando criticamente quais ações mereceriam maior investimento de tempo e energia do coletivo. Por fim, sinalizamos para a necessidade de um arquivo mais sistemático da memória dos processos buscando formas para intensficar a formação de banco de dados coletivo.

 

No segundo dia tivemos a presença de poiadores das ações no Rio Grande do Norte, sendo avaliadas:

1) As experiências de Co-gestão do Hospital Giselda Trigueiro,

2)Processos de Humanização na Secretaria Municipal de Saúde.

3) Apresentação do Núcleo de Articulação de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde e a Cobnstrução do Forum Estadual de Humanização

4)Apresentação do Grupo "Tecendo Redes"

 

Cada uma dessas apresentações geraram ricas discussões. Ficou evidenciado a importância de fazer circular mais o que está acontrecendo em cada território. As experiências desenvolvidas no Rio Grande Norte podem ser inspiradoras para potencializar processos que já estão acontecendo em outros territórios. Por fim, há que se enaltecer a garra dos apoiadores da PNH no Rio Grande do Norte e a tenacidade e engajamento de Sheylla Rodrigues, nossa consultora para este território.