Em Indaial SC : ZIKA 0 X 0 DENGUE

6 votos

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes econdicionantes de saúde das coletividades. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

Tem como um de seus princípios estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.

Os profissionais possuem atribuições comuns, entre elas  realizar ações de educação em saúde a população adstrita,  promover a mobilização e a participação da comunidade, realizar ações e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais; realizar ações e atividades de educação sobre o manejo ambiental, incluindo ações de combate a vetores, especialmente em casos de surtos e epidemias; orientar a população de maneira geral e a comunidade em específico sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva;  mobilizar a comunidade para desenvolver medidas de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores.

Diante do agravo do aumento de números de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, as equipe de atenção básica do município estão priorizando a educação em saúde da comunidade voltada para a prevenção dos criadouros do mosquito.

Há intensificação da abordagem do tema nas salas de espera da Unidades Básicas de Saúde, nas visitas domiciliares através dos Agentes de Saúde.

  

No dia 12/2/2016, a equipe da UBS Albert Sabin, percorreu algumas ruas do Bairro Encano do Norte – Indaial – SC, com o objetivo de sensibilizar os moradores quanto à importância da prevenção.

 

A atividade iniciou na Unidade de Educação Infantil Aquarela, onde crianças de 4 e 5 anos foram orientadas quanto ao tema.