Coletivo de Comunicação da APSP: multiplicando e ampliando as redes de conexão e comunicação na saúde para o SUS

9 votos

Coletivo de Comunicação da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação da APSP para promover o debate sobre a política pública de saúde que é exercida nos cenários local e nacional. Trata-se de uma experimentação coletiva que os/as membros/as do grupo de comunicação da APSP estão apostando em fazer: disponibilizar informações e suscitar reflexões sobre os serviços de saúde do SUS. 

Para começar… 

O ponto de partida do Coletivo de Comunicação é a Oficina realizada no 14º Congresso Paulista de Saúde Pública em São Carlos (setembro/2015) que tratou de pensar a saúde como um espaço de aproximação de diferentes personagens que atuam na interface entre Comunicação e Saúde, para refletirem sobre os principais desafios relacionados a esse campo, de atuação e conhecimento, objetivando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na oficina foi realizado uma análise de conjuntura sobre a comunicação no SUS, desafios para a atenção a saúde, política e gestão e participação cidadã, bem como, caminhos que podemos trilhar para alcançarmos alguma mudança na política de saúde que é fabricada, hoje. Assim, os desafios propostos pela Oficina no Congresso da APSP tornam-se o campo de vivência deste coletivo. 

O documento sobre a oficina poderá ser baixado e utilizado da maneira que for conveniente para os/as leitores/as. 

Resolvemos apostar na RHS como um espaço que pode potencializar a luta pela democratização da comunicação, da saúde e dos direitos humanos. E, que o coletivo de comunicação da APSP possa, também, contribuir para os debates da RedeHumaniza.

Então, a comunicação virtual, comunicação eletrônica possibilitada pela interação de pessoas na web, independente do ambiente ou instrumento tecnológico, espaço virtual que a suporta, tem se apresentado como importante espaço para a ampliação das manifestações sociais; por tratar-se de uma forma fácil, rápida e barata de difusão de notícias e ideias, vem transformando a forma de manifestar-se no país que, antes, vivia um processo de comunicação de massa dependente das grandes mídias; essas transformações também impactam na saúde coletiva das populações, local e regionalmente.

a Comunicação que ocorre nos movimentos sociais nos indica uma perspectiva de formação de indivíduos que se comunicam e crescem nesse processo de democratização de acessos e de produção de novos sentidos sociais; se colocam como proponentes de sua própria comunicação, capazes de gerenciar a sua memória social e, portanto, de ampliar o processo de democratização da comunicação.

Sinais que vem da rua, dos teclados e dos territórios digitais!!!