O que é o seguro desemprego?

6 votos

seguro de desemprego das carteira nacional brasileiraSe uma pessoa perde o emprego, pode ser candidata a receber o seguro desemprego. O seguro desemprego é uma assistência financeira temporária concedida durante o período em que uma pessoa procura de trabalho ou realiza um curso de atualização profissional.

Também podem receber o seguro desemprego, uma mulher grávida, uma pessoa doente, quem deve cuidar de um bebê recém-nascido ou adotado, ou a um familiar que sofre de uma doença grave que envolva um risco significativo de morte.

É necessário fazer uma solicitação para receber as prestações do seguro de desemprego devido a que não são concedidos automaticamente. É importante requerer as prestações logo que reúna as condições para recebê-las.

Prestações de renda

Consiste em uma assistência de renda que é concedido a pessoas que estão procurando emprego ou para aqueles que não podem trabalhar. Existem dois tipos de subsídio de renda:

  • Prestações regulares: Para pessoas que perdem seu trabalho, sem ser responsável por isso;
  • Serviços especiais: Para os seguintes casos:

    • Prestações por maternidade ou paternidade / maternidade: Para mulheres grávidas e pais ou mães sozinhas que precisam cuidar de um bebê recém-nascido ou adotado;
    • Prestações por doença: Para pessoas doentes, lesionadas ou em quarentena;
    • Prestações de cuidados por doença grave: Para pessoas que devem deixar o trabalho por um tempo para atender a um familiar que esteja muito doente.

Quem pode receber essas prestações?

Os requisitos dependem do local onde a pessoa viva e o tipo de prestações que solicite. Para obter mais informações, consulte o artigo “você Preencha os requisitos para receber o Seguro desemprego”.

agende ainda hoje seu seguro desemprego

Lá você encontrará diversas informações, como agendamento do seguro desemprego, por exemplo, já que o mesmo é um assunto muito comentado, e muitas pessoas tem dúvidas sobre o mesmo.

Por quanto tempo você pode receber o seguro desemprego?

A quantidade de tempo durante o qual uma pessoa recebe as prestações depende de alguns fatores. Para obter mais informações, consulte o artigo “Por quanto tempo eu posso receber o Seguro desemprego“. 

fique tranquilo com os beneficios do seguro desempregoO programa básico na maioria dos estados fornece até 26 semanas de benefícios para os desempregados e lhes paga a metade de seus salários anteriores, em média.

Cada estado fornece a maior parte de financiamento e benefícios para os trabalhadores, o governo federal paga somente as despesas administrativas.

Embora os estados estão sujeitos a requisitos federais, em geral, são capazes de estabelecer seus próprios critérios de elegibilidade e os níveis de benefícios.

Os Benefícios Estendidos fornecem 13 ou 20 semanas adicionais de compensação para os desempregados que tenham esgotado os seus benefícios regulares nos estados onde a situação de desemprego piorou drasticamente.