Anotações no Pré Natal: apoio na gestação parto e nascimento. Nova Caderneta da Gestante 2016

6 votos

O acompanhamento pré natal tem sido cada vez mais valorizado como uma trajetória importante para que mãe e bebe sigam saudáveis durante a gestação, até o parto e nascimento.

Cada vez mais temos visto que as anotações do histórico de acompanhamento das vivências da mãe e do bebê são importantes para evitar descuidos e promover cada vez mais uma gestação saudável e um nascimento feliz para todos.

Tendo em vista os últimos acontecimentos na saúde de mães e bebês no Brasil em decorrência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o Ministério da Saúde incluiu na nova versão da cadernete da Gestante edição 2016 orientações quanto as possíveis doenças e sua relação com este momento do ciclo de vida da família.

Saiba mais sobre esta iniciativa do MInistério da saúde através da reportagem de Gustavo Frasão, da Agência Saúde

Nova caderneta da gestante orienta contra Aedes aegypti

“Na nova versão, além de informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes aegypti, estão os dados sobre a importância do tratamento da sífilis e prevenção da sífilis congênita, incluindo espaço para registro do tratamento. O documento traz ainda informações sobre a assistência ao parto por enfermeira obstetra ou obstetriz e espaços para registro do plano de parto e pré-natal do parceiro. A caderneta possui uma linguagem simples e objetiva para dialogar com as mulheres durante a gestação, por meio de textos e figuras explicativas nas ações de educação em saúde.”

Com certeza, este cuidado poderá ajudar a muitos profissionais de saúde e também as próprias mulheres a redobrar seus cuidados durante a gestação em relação a estas doenças que tem tanto nos preocupado ultimamente.

Você pode baixar a nova versão da caderneta da gestante aqui, ou diretamente do site do Ministério da Saúde.