Administração, gerenciamento e gestão podem ser considerados sinônimos??
A partir da discursão feita na aula de Gestão de Serviços e Sistemas em Saúde, os conceitos desses termos podem ser adaptados dependendo do contexto em que podem ser inseridos, ou seja, se relacionando mais com as ideias e pensamentos sobre o tema.
O livro ‘Moderno Gerenciamento de Projetos’, do autor Dalton Veridiano descreve as seguintes definições:
A administração “Trata dos problemas típicos da empresa das empresas, como os recursos financeiros, recursos patrimoniais e recursos ( ou talentos ) humanos. E é também responsável por um ambiente favorável.
O gerenciamento ” Trata de níveis específicos da organização, como departamentos ou divisões ( marketing, produção etc) ou projetos”. Tais funções são exercidas por todos os funcionários e não apenas pelos dirigentes.
A gestão “Trata de níveis especializados tanto no que diz respeito à administração quanto ao gerenciamento”. Pode-se exemplificar como: gestão dos custos, gestão dos riscos, gestão da qualidade, gestão da segurança entre outros.
Na saúde, a gestão tem responsabilidade de fazer funcionar na sua plenitude o Sistema Único de Saúde, na esfera federal, estadual e municipal, o que deve haver comando único em cada esfera de governo.
Por Paola Alves
Juliane,
Muito legal essa divisão que você trouxe. É importante até para nós graduandos em Saúde Coletiva, para entermos quais são as nossas atribuições.
Abs Paola